LOGBH-2013
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Logística de Carga Urbana em Belo Horizonte

     

     

     

    FÓRUM DE MOBILIDADE

    _______________________________

     

    PROJETO LOGBH

    _______________________________

     

    TURBLOG_WW

    _______________________________

     

    PROJETO SOLUTIONS

    _______________________________

     

    PLANMOB-BH

    _______________________________

     

    PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE LOGÍSTICA URBANA

    _______________________________

     

    PLANOS DIRETORES REGIONAIS – PDR

    _______________________________

     

    OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ANTÔNIO CARLOS/PEDRO I – LESTE-OESTE – OUC

    _______________________________

     

    PDDI E O MACROZONEAMENTO

    _______________________________

     

     

    CONSULTA PÚBLICA

     

        

    A BHTRANS, desde que foi fundada em 1992, vem continuamente trabalhando para melhorar a distribuição física de produtos na cidade. Em 1995 ocorreu a primeira iniciativa em se disciplinar a circulação de  veículos no Hipercentro de Belo Horizonte quando, após amplas reuniões com instituições do setor, foi publicada a primeira portaria específica que determinava locais e horários para as operações de carga e descarga na região central. Em 1998 foi constituído o “Fórum de Trânsito de Belo Horizonte” que, no final, aprovou um documento com proposta de restrição de caminhões com a finalidade de distribuição de mercadorias no hipercentro de Belo Horizonte. Em 2007 foi constituído o Fórum da Mobilidade da Área Central de Belo Horizonte, que reavaliou os estudos anteriores e implantou novas medidas de disciplinamento que se aproximaram do modelo atual.


    Em 2009 foi criado pela BHTRANS um grupo de estudos nomeado Projeto Logística de Carga Urbana em Belo Horizonte – LOGBH, com o objetivo de promover avanços na regulamentação existente em toda a área central da cidade e seus principais corredores de acesso. O projeto, amplamente debatido com a sociedade, resultou na melhoria das regulamentações e na criação da Gerência de Logística Urbana (GELOG).

     

    Durante a execução do LOGBH surgiu a oportunidade de participar do projeto internacional de transferência de tecnologias logísticas, denominado Turblog. Este projeto é coordenado pela consultoria portuguesa TIS e reúne experiências em nível mundial para selecionar melhores práticas, desenvolver estudos de caso e recomendar soluções na área de logística urbana com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre este tema em outros países (na América Latina participaram Brasil e Peru).  

     

     

     

    O Turblog avaliou práticas implantadas em Belo Horizonte e usando o método da Transferibilidade avaliou onze práticas, três das quais poderiam potencializar medidas já adotadas em Belo Horizonte, a saber: estímulo para realização de entregas de mercadoria em horários fora do pico (Nova Iorque); utilização de veículos/ bicicletas elétricas (Paris) e implantação de centros de logística de última milha nos novos estacionamentos subterrâneos (previstos na época) e em áreas próximas aos acessos à área central (Paris).


    O Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, PlanMob-BH, foi desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte entre 2008 e 2010, por meio da BHTRANS,  enquadrando a Logística Urbana ao macro objetivo de “tornar a mobilidade urbana um fator positivo para o ambiente de negócios da cidade”, tendo como estratégia de atuação “adequar o planejamento, ordenamento e operação da logística urbana, atuando em cooperação com instituições públicas e privadas em consonância com as políticas de uso e ocupação do solo, desenvolvimento econômico e gestão da mobilidade urbana”.


    Em 2014, para dar continuidade aos estudos sobre logística urbana na cidade, para atender ao decreto que instituiu o PlanMob-BH e à Lei Federal da Mobilidade 12.587/12 a BHTRANS constituiu um novo grupo de trabalho, formado por técnicos de diversas áreas da empresa, para desenvolver a Política de Logística Urbana de Belo Horizonte. Além dos objetivos citados, este grupo também apoia a revisão do PlanMob-BH e desenvolve estudos que subsidiarão um Plano de Logística Urbana baseado nas diretrizes da política, em elaboração.  Para isto, o grupo tem como meta colocar o tema em discussão com toda a sociedade e mostrar sua importância, resgatar os estudos anteriores, desenvolver novos estudos e pesquisas, buscar parcerias com o setor privado, público e com o meio acadêmico e avaliar projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo Estado de Minas Gerais que tenham impacto na logística da cidade.

     






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750