fiscalizacao-caminhoes-2014
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Detectores de Invasão de Circulação proibida de caminhões

    A circulação de veículos de carga é de suma importância para os negócios da cidade, incentivando o desenvolvimento das atividades econômicas, elemento fundamental para a sustentabilidade urbana e melhoria da qualidade de vida do cidadão. O deslocamento desses veículos é responsável pela distribuição, abastecimento de mercadorias e realização de serviços, inclusive os de utilidade pública, sendo fator estratégico da Política de Logística Urbana.


    Apesar da importância a BHTrans, a fim de promover uma fluidez mais harmônica e segura no trânsito de Belo Horizonte, considerou a necessidade de alteração na regulamentação da operação de carga e descarga e na circulação de caminhões nas vias do município consolidando novas regras. Através da Portaria 138/2009 e 077/2014. Este documento estabelece as vias ou trecho de vias em que são proibidas a circulação de veículos pesados, além dos horários em que eles podem circular.


    Este novo regramento é muito importante, haja vista que tais veículos, além do porte, são mais lentos, podendo interferir naturalmente na mobilidade dos demais veículos e causar retenções quando em atividade de carga e descarga. Outro fator primordial está em acidentes ocasionados ou com a participação de veículos pesados, os quais podem ser mais severos tanto para os veículos de menor porte quanto para pedestres.


    Contudo, os casos deste tipo de veículo circulando em áreas proibidas acontecem com frequência. Por isto, a BHTrans passou a utilizar equipamentos de fiscalização eletrônica, no intuito de coibir tal prática.

     

     

    Curiosidades:


    • Implantação – Para a instalação dos dispositivos foram considerados as vias com restrição de circulação.


    • Obrigatoriedade - Conforme Portaria 16/2004 do Denatran, a autoridade de trânsito deverá encaminhar ao Inmetro ou entidade por ele delegada, a relação da localização dos sistemas automáticos não metrológicos.


    • Captura – O sistema é ativado, somente, quando o veículo circula nas vias e horários com restrição.


    • Sinalização – Após implementação desta regulação, a BHTrans implantou placa em pontos estratégicos indicando a proibição e os horários de restrição. Além desta sinalização, a BHTrans implantou uma placa de 6 por 2,5 metros, com alerta luminoso amarelo piscante, para aqueles veículos provenientes da BR 356 e Anel Rodoviário e implantou um Painel de Mensagem Variável na BR 356 entre os trevos do BH Shopping e Belvedere, a fim de alertar condutores desatentos, da proibição de circulação.


    • Posto de monitoramento – Outra ação voltada ao controle de restrição foi a implantação de um posto de monitoramento 24 h por dia na BR 356 (nas proximidades do Ponteio).


    • Verificação – Os detectores de Circulação de Proibida de Caminhões não estão sujeitos a processos de aferição/verificação de forma análoga a Controladores Eletrônicos de Velocidade, por se tratar de equipamento não metrológico. No entanto, os modelos dos equipamentos devem passar pelo processo de avaliação de conformidade que deverá atender a Resolução nº 165/2004 e 174/2005 do CONTRAN. O Art. 8º da Resolução 174/05 define que tais equipamentos poderão ser utilizados até a data estabelecida no Regulamento de Avaliação de Conformidade – RAC do INMETRO.


    • Regulamento de Avaliação de Conformidade – RAC – O fornecedor do equipamento deverá solicitar a concessão do registro de seu equipamento, de acordo com as etapas estabelecidas no item 6 do Anexo da Portaria nº 372/12 do INMETRO.


    • Validade - A validade do Registro concedido para o SAnMFT (Sistema Automático não Metrológico de Fiscalização de Trânsito) é de 5 (anos) anos, conforme item 6.1.5.9 do Anexo da Portaria nº 372/12 do INMETRO.


    • Autorização – Entendendo haver casos de exceções, a BHTrans por meio de GELOG autoriza determinados veículos a circular.

     






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750