fiscalizacao-eletronica-2013
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Fiscalização Eletrônica: controle e redução dos riscos, números e severidade dos acidentes.

    Radar Fixo e Radar Estático

     

    Detectores de Invasão de Faixa Exclusiva de Ônibus

     

    Detectores de Avanço de Semáforo

     

    Detectores de Invasão de Circulação proibida de caminhões

     

     

    Promover intervenções no sistema de trânsito gerando melhorias na mobilidade e na qualidade de vida do cidadão é um grande desafio aos gestores do trânsito de qualquer cidade. Minimizar os riscos de acidentes, eliminar o número de vítimas graves e fatais, diminuir a exposição das pessoas ao risco, reduzir os danos e perdas gerados por acidentes inevitáveis de forma a garantir um trânsito mais humano e em harmonia com o cotidiano de seus usuários é um direito e papel fundamental dos órgãos e entidades do Sistema nacional de Trânsito, conforme estabelece o CTB em seu art. 1º §2º.


    A BHTrans, com o intuito de criar um trânsito mais harmônico e seguro passou a utilizar equipamentos de fiscalização eletrônica como forma eficaz e confiável para o controle e a redução dos riscos, números e severidade dos acidentes bem como promover a sensação de segurança nos condutores e pedestres.

     

    Estudos técnicos realizados pela BHTrans demonstram que os pedestres representaram 26% das vítimas fatais no trânsito, sendo que estas, juntamente com os motociclistas, representam 69% do total de vítimas no ano de 2015. Contudo, o número de fatalidades com pedestres caiu de 103 para 39, considerando 2004 para 2015. Enquanto o de motociclistas aumentou de 43 para 65, considerando o mesmo período. Apesar disso, as vítimas fatais e de atropelamentos vem reduzindo, mesmo com o aumento de polos geradores de pedestres, da população e o aumento da frota, principalmente de motocicletas (crescimento de 174% em relação a 2004).

    A Tabela 1 a seguir demonstra a evolução dos indicadores de segurança no trânsito, frota e população de Belo Horizonte.

     

    Tabela 1 - Série Histórica de indicadores de Segurança de trânsito em Belo Horizonte

     

    A Tabela 2 apresenta as taxas de atropelamentos, mortos e de mortalidade da cidade de Belo Horizonte.

     

    Tabela 2 - Taxas Indicadores de Segurança de trânsito em Belo Horizonte


     

    Os indicadores de Belo Horizonte demonstram uma redução considerável em todas as taxas ao longo dos anos. Destaca-se a taxa de mortalidade por 10.000 veículos que caiu de 2,64 (2004) para 0,89 (2015).


    Os controladores eletrônicos integrados a outras ações voltadas para o aumento da segurança de circulação viária, a exemplo de campanhas educativas, projetos de revitalização de travessias e cruzamentos etc., contribuíram satisfatoriamente para os resultados obtidos. Ademais, planejar intervenções, humanizar o trânsito, transformar a mobilidade urbana em rede sustentável, buscar alternativas de forma prevenir acidentes contribui majoritariamente para salvar vidas, pormenorizar o impacto na vida de usuários e familiares, além de reduzir os custos para o sistema de saúde.

     

    Entendendo os Controladores

     

    O município de Belo Horizonte promove a fiscalização das vias utilizando equipamentos dos tipos: Controladores Eletrônicos de Velocidade, Detectores de Avanço de Semáforo, Detectores de Invasão de Faixa Exclusiva de Ônibus e de Circulação de Caminhões.


    Os controladores eletrônicos estão divididos em Metrológicos e Não Metrológicos, sendo que: os metrológicos medem algo, o que é o caso dos controladores de velocidade do tipo Radar Fixo e Estático. Já os não metrológicos são aqueles que apenas constatam uma determinada situação, como é o caso dos Detectores de Avanço de Semáforo (DAS), Detectores de Invasão de Faixas Exclusivas e de Circulação de Caminhões (DIF). E os Conjugados (CJG), contratados para controlar excessos de velocidade e invasões de faixas exclusivas de ônibus em um único equipamento.


    Além dos dispositivos utilizados pela BHTrans nas vias do município de Belo Horizonte podemos citar outros não contratados, como: Lombadas Eletrônicas (Controlam a velocidade de forma pontual, ou seja, naquelas vias em que a velocidade é alternada em função da necessidade local); Radar Móvel (utilizados dentro de veículo em movimento); Detectores de Parada sobre faixa de pedestre, dentre outros.

     

     

    Metrológicos

    Não Metrológicos

    Legislação

    Resolução 396/11 do CONTRAN

    Resol. 165/04 do CONTRAN, atualizada pela 174/05; Port.16/04 do Denatran e Port. 372/12 do INMETRO (DAS/DIF) e Portaria BHTrans DPR 138/09 e 077/2014 (Caminhão)

    Documento

    Laudo e Certificado Verificação

    RAC – Registro Avaliação de Conformidade

    Validade

    12 meses

    5 anos a partir da Concessão


     

     

     

     

     

     

     






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