CCO-2013
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte

    Com a inauguração do COP – Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte – o controle operacional do trânsito e a operação do BRT MOVE da BHTRANS passam a operar no local. O novo edifício abriga os diversos sistemas de controle, tornando as operações de trânsito e do MOVE mais eficazes, o que permitirá dar uma resposta mais rápida às necessidades de circulação na capital mineira.

     

    Pelo Centro de Operações, a BHTRANS irá monitorar o trânsito por meio de 97 câmeras de TV que fornecem informações sobre acidentes, veículos com problemas mecânicos, obstruções ou retenções na via, manifestações e eventos em tempo real, alimentar os 19 painéis de mensagens variáveis distribuídos pelos corredores de tráfego da cidade que informam os motoristas sobre as condições do trânsito e centralizar o controle de 80% das 950 interseções semaforizadas de Belo Horizonte. Será função da BHTRANS no COP monitorar os planos semafóricos com ajuste dos tempos em função da ocorrência de incidentes na via, obras e eventos diversos; dar suporte operacional na manutenção da sinalização e no atendimento às solicitações da população relacionadas a urgências (como remoção de veículos em portas de garagem); acionar as equipes de campo para a solução de problemas nas vias; receber informações das equipes de campo para providências; interagir com outros órgãos visando à solução de ocorrências que interfiram na circulação do trânsito e fazer a gestão das ações operacionais de trânsito através do aplicativo SGO (Sistema de Gestão de Operação), que registra ocorrências e prevê a base para a gestão das equipes e agentes de trânsito e conta com um sistema para monitoramento e controle da frota de ônibus municipais, inclusive nos corredores do BRT MOVE. O aplicativo inclui um mapa digital gráfico georreferenciado que representam na tela todas as ocorrências que demandam intervenções da BHTRANS, como quedas de árvores, acidentes e desvios implantados, por exemplo, e mostrará também, simultaneamente, a localização dos agentes em campo e a posição dos reboques, entre outros dados.

     

    Outra inovação tecnológica são os computadores de mão que já estão sendo utilizados pelos agentes em atividades de campo. Com os equipamentos, denominados PDAs (Personal Digital Assistent), os agentes irão receber e enviar informações mais detalhadas sobre as operações de trânsito. Esse equipamento, somado às câmeras de monitoramento do trânsito, painéis de mensagens e ao sistema de controle dos semáforos, fornecerá dados gerenciais para a BHTRANS e informações sobre o tráfego para a população, que poderá acessar os dados pelo portal até mesmo pelo telefone celular.

     

    Além da operação do trânsito, o projeto do BRT MOVE conta com uma central de monitoramento dos ônibus e estações instalada no Centro de Operações que permitirá um total controle dos itinerários, horários e localização dos ônibus.

     

     

    COP – Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte

     

    O Centro de Operações da PBH é um centro estratégico de tomadas de decisão, com alta tecnologia, segurança e acessibilidade, garantindo melhorias na mobilidade urbana e promovendo a sustentabilidade ambiental. O COP, construído na sede da BHTRANS, no Bairro Buritis, é um prédio exclusivo com três andares e área de 3.000 m². O prédio, além de um mobiliário próprio, vai contar com equipamentos de informática, painel de visualização (videowall) e de videoconferência.

     

    O objetivo é que o COP seja um centro estratégico de tomadas de decisão, contando com alta tecnologia, conforto térmico e acústico, segurança, ergonomia e acessibilidade, o que reforça o compromisso da BHTRANS de garantir melhorias na mobilidade urbana, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento da qualidade de vida da população e promove a sustentabilidade ambiental.

     

    Além das operações do trânsito e do BRT MOVE o COP contará com o suporte das atividades da Polícia Militar, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Guarda Municipal, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Samu e a Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização (SMAFIS) e atuará em planos de contingência (Comitê de Crise), quando ocorrer situações de emergência na cidade. O Centro terá ainda espaço para prestação de informações sobre as situações de trânsito para os veículos de comunicação da Capital, além de fornecer imagens em tempo real das câmeras espalhadas pela cidade.

     

     






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750