Registro de Reclamacoes Transporte Coletivo
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Reclamações do Transporte Coletivo de Belo Horizonte

    Contamos com sua participação para fazer sugestões, críticas e elogios ao transporte público. Nos ajude a melhorar cada vez mais o transporte em BH.

     

    As reclamações referentes a linhas de transporte coletivo podem ser registradas pelo cidadão tanto na BHTRANS quanto no Consórcio Transfácil, consórcio formado pelas empresas de transporte.

    Na BHTRANS, as reclamações podem ser registradas por telefone, presencialmente ou pela Internet.

     

    - Por telefone, pelo número da PBH, 156.

     

    - Presencialmente, nos postos de atendimento na sede da empresa no bairro Buritis e nos guichês de atendimento da BHTRANS no BH Resolve.

     

    - Pela Internet, por meio do Fale Conosco, no Portal da BHTRANS.

     

    No Consórcio Transfácil, as reclamações podem ser registradas pelo telefone 08002837045.

     

    As reclamações registradas na BHTRANS são separadas em assuntos e são encaminhadas para resposta pelas próprias empresas de transporte as reclamações classificadas nos seguintes assuntos:


    • Relação operador x idoso
    • Sujeira e banco molhado
    • Atendimento à pessoa com deficiência
    • Veículo para vistoria
    • Excesso de velocidade
    • Descumprimento de Itinerário
    • Descumprimento de quadro de horário
    • Descumprimento de PED
    • Comportamento inadequado do operador
    • Sonegação de troco ou cobrança abusiva
    • Evasão c/ conivência do operador
    • Retardamento de viagem
    • Superlotação

     


    Cabe ao consórcio responsável pela operação da linha a apuração, orientação ao operador, correção de possíveis irregularidades e o encaminhamento de resposta ao cidadão, conforme previsto no Decreto 13384/2008 (Capítulo II, Art. 17 e 19) de 12 de novembro de 2008 e na Portaria SMSU 025/2012 de 18 de Junho de 2012.


    As outras reclamações recebidas pela BHTRANS sobre o transporte coletivo não relacionadas aos assuntos encaminhados às empresas, são respondidas aos usuários pela BHTRANS de acordo com os mesmos Decreto e Portaria.


    Todas as reclamações registradas pela BHTRANS formam uma base de dados utilizada no planejamento de ações de fiscalização, estando o consórcio responsável pela operação da linha sujeito a autuação ao se constatarem irregularidades, sem se eximir da responsabilidade de promover os ajustes necessários, conforme estabelecido no Regulamento dos Serviços do Transporte Coletivo por Ônibus.

     

    Uma reclamação poderá ser mais bem avaliada tanto pela BHTRANS quanto pelo Consórcio Transfácil quando o reclamante, além das informações padrão (data e horário da ocorrência e linha), registrar o número de ordem do veículo ou a placa do mesmo. Por meio do número de ordem do veículo, destacado na parte frontal, traseira e nas laterais dos veículos, bem como no adesivo que apresenta os números dos telefones disponíveis para reclamação, é possível identificar os operadores envolvidos com o fato registrado. Dessa forma, poderão ser aplicadas advertências aos operadores ou desenvolvidos programas de treinamento e de reciclagens buscando a melhoria do atendimento por eles.

     

    Tipo de Reclamação Informações Importantes
    Descumprimento de parada Número de ordem ou placa do veículo, a data da ocorrência, o horário da ocorrência, a linha, uma referência do ponto (local próximo, esquina, numeração da via) e o sentido (centro/bairro ou bairro/centro).
    Descumprimento de itinerário Número de ordem ou placa do veículo, a data da ocorrência, o horário da ocorrência, a linha, o local e o sentido (centro/bairro ou bairro/centro).
    Excesso de velocidade Número de ordem ou placa do veículo, a data da ocorrência, o horário da ocorrência, a linha e o local da ocorrência.
    Tempo de espera no ponto Local, a data e o horário da ocorrência, além da linha.
    Comportamento inadequado do operador Número de ordem ou placa do veículo, a data e hora da ocorrência e a linha.

     

    As informações de linha, número de ordem do veículo, data e horário da ocorrência são de extrema importância para a identificação dos operadores nas reclamações sobre comportamento inadequado do operador, excesso de velocidade, retardamento de viagem, descumprimento de itinerário, descumprimento de PED, sonegação de troco ou cobrança abusiva, recarga de cartão BHBUS e evasão com conivência do operador.

     

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    tags: Ônibus  Qualibus  Atendimento  Transporte Coletivo






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