manual-projetos-viarios-2013
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Manual de Elaboração de Projetos Viários para o Município de Belo Horizonte

    O Manual de Elaboração de Projetos Viários para o Município de Belo Horizonte normatizado pela Portaria BHTRANS DPR N.° 089/2011 de 27 de setembro de 2011 foi elaborado a partir da experiência e da prática da equipe de empregados da GEPRO – Gerência de Projetos de Trânsito da BHTRANS – responsável, dentre outras atividades, pela concepção, desenvolvimento, detalhamento e aprovação de projetos viários elaborados para o município de Belo Horizonte.


    Este Manual foi subdividido em três partes: Parte 1 – “Escopo Básico de Projeto Executivo e seus Complementares”, Parte 2 – “Representação Gráfica para Desenhos Topográficos, Projetos de Geometria e de Sinalização”  e Parte 3 – “Apresentação do Projeto e Montagem do Volume de Projeto Executivo”.


    Não se pretende esgotar os itens técnicos aplicáveis a cada tipo de projeto, mas abranger aqueles de maior relevância e imprescindíveis à finalização dos projetos executivos de trânsito e seus complementares.


    Os projetos possuem especificidades e abrangências diferenciadas que deverão ser previamente determinadas pelos agentes públicos envolvidas na atividade.


    Aliados a esta diretriz pretende-se demonstrar as condições exigíveis para o desenvolvimento dos projetos viários, sua representação gráfica e sua apresentação, visando a sua boa compreensão, além de, através da padronização, buscar aprimorar e racionalizar os trabalhos, dentro dos princípios da eficácia e da eficiência que devem conduzir a atuação dos profissionais que trabalham na área de transporte e trânsito e, portanto no âmbito da construção da mobilidade urbana sustentável no Município de Belo Horizonte.

     

     

    Manual de Elaboração de Projetos Viários para o Município de Belo Horizonte .PDF

     

     

     


     

     

    Manual Práticas de Estacionamento Belo Horizonte

     

    Com o objetivo de estabelecer regras e critérios para as operações de parada e estacionamento, definindo uma política geral de compartilhamento dos
    espaços na via pública, dando oportunidades para todos foi criado o Manual de Práticas de Estacionamento de Belo Horizonte. 


    Para garantir condições razoáveis de operação do sistema viário e, especialmente, do sistema de transporte público, algumas alternativas são oferecidas pela engenharia de tráfego e pela legislação pertinente. Quando o espaço público disponível é disputado por diferentes atores, torna-se necessário criar formas de regulação, definindo prioridades, restrições e até mesmo usos exclusivos ou proibições.


    Na maior parte dos casos, a complexidade e diversidade de usos de estacionamento implica na necessidade de regulamentar-se áreas de uso específico. Assim temos áreas específicas tais como para operação de embarque e desembarque de ônibus, de escolares, para estacionamento de táxis, para operações de carga e descarga diversas, para rotatividade de estacionamento, áreas onde o estacionamento não é permitido para possibilitar aumento da capacidade viária e das condições mínimas de fluidez do trânsito, áreas onde não é permitido parar nem tampouco estacionar. Temos também áreas onde existe pouca concorrência pelo espaço disponível e não é necessário regulamentar usos específicos ou restrições de qualquer natureza, já que há condições para acomodação livre da demanda.


    As restrições ou proibições de uso e ocupação da via podem ser dinâmicas, variando no espaço e no tempo, implicando em proibição de estacionamentos e de circulação em trechos de vias, por algum período do dia ou por todo o dia.

     

     

    Manual de Práticas de Estacionamento de Belo Horizonte .PDF

     






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750