BH recebe equipamento com a funcionalidade de contar as bikes presentes na cidade - Operação começa dia 1/7
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • BH recebe equipamento com a funcionalidade de contar as bicicletas presentes na cidade

    O que você diria de um equipamento que tem a capacidade de contar o número de bicicletas que passa por uma ciclovia? Seguindo a tendência das grandes cidades que desenvolvem projetos sobre mobilidade urbana, a capital mineira sai na frente e a partir de sexta-feira, 1º de julho, um Totem estará instalado na ciclovia da Avenida Bernardo Monteiro, esquina com Avenida Afonso Pena com essa funcionalidade.

     

    Belo Horizonte é a segunda cidade no país, junto com São Paulo, a adotar esse dispositivo contador, e a quarta na América Latina. O objetivo da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS e o GT Pedala BH, com apoio do Banco Itaú e demais grupos de ciclistas é utilizar essas informações nas futuras ações do Pedala-BH. O totem foi doado pelo Banco Itaú e reforça o compromisso da instituição com a mobilidade urbana sustentável na capital mineira. Outro projeto em parceria com o banco são as já famosas bicicletas “laranjinhas” do BikeBH.

     

    A BHTRANS irá receber a imprensa no dia 01/7, das 14h30 às 15h30, na ciclovia da Avenida Bernardo Monteiro, esquina com Avenida Afonso Pena.

     

    Como funciona: O contador detecta bicicletas de tamanhos e formatos diferentes nas duas direções. A contagem é feita em tempo real, ou seja, os números são atualizados conforme as bicicletas circulam no local. A detecção é realizada por leitores magnéticos posicionados no solo, onde está pintada a ciclovia, que analisam com precisão a massa eletromagnética das bicicletas. No painel do totem a quantidade de ciclistas é exibida em três contagens: diária, mensal e anual.

     

    MAIS 400 PARACICLOS PARA BH – A cidade também está recebendo mais 400 paraciclos, doados pelo Banco Itaú, que já começaram a ser instalados. Atualmente, a capital conta com 279 paraciclos e a previsão é que os demais sejam implantados até Novembro/2016.

     

    PEDALANDO NO ZOOLÓGICO – Você sabia que já é possível ir ao Jardim Zoológico de bicicleta? Os ciclistas pediram e agora eles já podem pedalar dentro do Jardim Zoológico, estacionar gratuitamente as bikes nos novos paraciclos e a entrada será o mesmo valor de um pedestre.

     

    A CAMPANHA: BH tem espaço para todos. #respeiteabicicleta

     

    Belo Horizonte está se adaptando para receber de forma segura e confortável as pessoas que optam pela bicicleta. A alternativa, além de aliviar o trânsito, contribui para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável, já que é um meio de transporte ecológico, saudável e econômico, muitas vezes até mais rápido que os demais veículos.

     

    Para conviver de forma harmônica é importante que pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas se respeitem mutuamente e que a bicicleta tenha prioridade sobre os carros e motos, conforme prevê a legislação. A Campanha reforça que a cidade tem espaço para todos. Com gentileza e respeito podemos fazer com que o trânsito seja mais tranqüilo e dinâmico.

     

     

    Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 30/6/2016.






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750