BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Beo Horizonte
  • Usuário ganha sete novas linhas na região do Barreiro

    Trezentas mil pessoas serão beneficiadas a partir de sábado, 12 de dezembro 

    A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, conclui um processo de mudança no sistema de transporte coletivo da região do Barreiro, em 12 de dezembro, com implantação de novas linhas, alteração de número e itinerário de outras, realização de ajustes em quadros de horários e adequação da capacidade de atendimento das estações de integração da região, a Diamante e a Barreiro.

    As novas linhas atendem a demandas da comunidade e vão beneficiar uma população de 300 mil pessoas, com a ampliação de opções de deslocamentos e acessibilidade a pontos de interesse dentro da própria região, como aos hospitais da região e à UPA Barreiro, e a outros bairros da cidade, mais rapidez nas viagens, diminuição do tempo de espera do transporte coletivo, redução de deslocamentos a pé e implantação de atendimentos a novas áreas urbanizadas.

    Segundo Daniel Marx Couto, gerente de Coordenação de Projetos de Transporte da BHTRANS, para fazer a reestruturação da rede de transporte coletivo do Barreiro, foram estudadas as demandas da comunidade, o funcionamento e operação de todas as linhas e realizadas pesquisas de movimentação dos usuários e de origem e destino. “Todas as linhas estão sendo adequadas às diretrizes estabelecidas em termos de intervalos, capacidade de número de pessoas transportadas e caminhamentos, o que vai gerar mais confiabilidade, conforto e segurança para as pessoas”,  acrescenta Daniel Couto.

    Serão criadas sete novas linhas, sendo quatro alimentadoras da Estação Barreiro, uma perimetral, ligando o Barreiro à área do BH Shopping, uma semi-expressa ( ligando parte do bairro Regina ao centro, sem passar pela estação) e uma troncal, que fará a ligação da Estação Barreiro à Estação Vilarinho, localizada na região de Venda Nova.

    O diretor-presidente da BHTRANS, Ramon Victor César, ressalta os benefícios da reestruturação do transporte coletivo na região do Barreiro: “com esse projeto, estamos atendendo a diversas demandas acumuladas da comunidade, que se traduzem em mais qualidade de vida para todos. Quem mora no Barreiro vai, a partir de agora, ter mais opções para trabalhar, estudar, cuidar de sua saúde, passear, seja na própria região ou fora dela, quando necessário, com a criação das linhas que vão atender as novas áreas urbanizadas e circular em pólos importantes de Belo Horizonte. Sem esquecer das reduções tarifárias, possíveis com o Sistema BHBUS.”

    Confira as linhas criadas e seus atendimentos:

    Linha

    Denominação

    Mais informações

    337

    Estação Barreiro/ Itaipu 

    Clique aqui

    340

    Estação Barreiro/ Vila Mangueiras

    Clique aqui

    341

    Estação Barreiro / Estacao Diamante Via Saúde 

    Clique aqui

    342

    Estação Barreiro / Solar Via Estação Diamante

    Clique aqui

    3029

    Regina/ Centro ( Picos Manhã e Tarde)

    Clique aqui

    3150

    Regina / Lindeia / BH-Shopping Via Anel Rodoviario 

    Clique aqui

    6350

    Estação Vilarinho / Estacão Barreiro Via Anel Rodoviário

    Clique aqui



    A participação da comunidade

    Necessidades, reclamações, sugestões e elogios feitos pela população, por meio dos diversos canais de comunicação da sociedade com a empresa, nortearam os estudos da BHTRANS sobre as mudanças na região do Barreiro e tiveram o peso necessário para as definições a serem feitas e as decisões a serem tomadas.

     Só para as novidades do dia 12 de dezembro, 18 reuniões foram realizadas com participação ativa de lideranças comunitárias, dos representantes da Comissão Regional de Transportes e Trânsito e da população em geral. De acordo com Michael Vieira Rosa, assessor de Mobilização Social da BHTRANS, uma média de 100 pessoas esteve presente em cada encontro,  para debater, discutir e opinar sobre a reestruturação. As modificações estão sendo implantadas e validadas junto à comunidade.

    Divulgação da reestruturação

    Diversos meios e instrumentos de comunicação com a população estão sendo utilizados, levando a informação precisa de todas as mudanças e novas possibilidades de uso e opções do transporte coletivo.

    Uma cartilha impressa com as informações de todas as alterações na região do Barreiro foi criada, e produzida em tamanho especial (tipo guia),  para que possa ser um suporte especial de consulta pelos usuários de ônibus. Cinquenta mil unidades estarão sendo distribuídas na região.
     
    Dois mil exemplares de cartazes reunindo todas as informações sobre as novas linhas e novos acessos, itinerários e benefícios estarão afixados dentro de todos os ônibus da região do Barreiro e em locais de movimentação pública.

    Foram criados nove folhetos para cada uma das sete novas linhas e para mais outras duas que terão alteração de itinerário, com uma média de 5 mil exemplares para cada.
    Para as troncais 6350, 3150 e 3029, pela atratividade de demanda, foi produzida maior quantidade de folhetos, entre 8 e 15 mil.

    A linha 6350 terá um reforço em sua divulgação, com 150 cartazes, que serão afixados em pontos geradores de demanda de passageiros, ao longo de seu itinerário.
    Os postos de saúde e hospitais receberão cartazes específicos sobre as linhas que fazem esse atendimento. Nesse caso, 120 cartazes informam sobre as linhas 331, 341 e 342.

    A campanha informativa contará com as mídias institucionais da BHTRANS, como o BACKBUS (traseira dos ônibus) e anúncios em abrigos de passageiros. Outros meios próprios estão sendo explorados na ampliação da difusão das  mudanças e orientação aos passagerios de ônibus. O sistema de som da Estação BHBUS Barreiro veiculará um spot (gravação) e display digitais veicularão informações da reestruturação na Estação BHBUS Barreiro.

    Está prevista também a veiculação de spot em cinco rádios comerciais, entre os dias 09 e 23 de dezembro. Todas as informações estarão disponíveis no portal da BHTRANS www.bhtrans.pbh.gov.br e na Central de Atendimento Telefônico, 3277-6500.

    Fonte : Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS







Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-0405