Nova linha MOVE reforça atendimento em dias de jogos no Mineirão
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Nova linha MOVE reforça o atendimento aos torcedores em dias de jogos no Mineirão

    A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, informa que os torcedores que forem aos jogos no Mineirão contam com um novo serviço, a linha 55 (MOVE Mineirão), que começa a circular a partir do dia 02/11, domingo, jogo Cruzeiro e Botafogo. A criação da linha tem o objetivo de ampliar as opções para os torcedores e incentivar o uso do transporte coletivo, com mais comodidade e agilidade, favorecendo, também, a fluidez do tráfego no entorno do Estádio.

     

    A linha 55 (MOVE Mineirão) começa a operar 2h30 antes do início das partidas, partindo com intervalos de dez minutos. A última viagem para o estádio sai da estação 30 minutos antes do jogo. Na volta, os ônibus sairão do Mineirão conforme demanda, até 1h30 após o apito final. Veja o itinerário da linha 55 – MOVE Mineirão: Av. Santos Dumont (Estação Rio de Janeiro), Rua Espírito Santo, Viaduto Leste, Av. Pres. Antônio Carlos – pista exclusiva (Estações SENAI, São Francisco e UFMG), Viaduto José de Alencar, Av. Antônio Abrahão Caram (faixa exclusiva à direita), Rua Rebelo Horta (ponto de desembarque).

     

    A linha 55 (MOVE Mineirão) contará com embarque e desembarque na área central, na Estação Rio de Janeiro (localização à Avenida Santos Dumont, 480), e ao longo da Avenida Presidente Antônio Carlos, operando nas Estações Senai (Av. Antônio Carlos, 580), São Francisco (Av. Antônio Carlos, 3720) e UFMG (Av. Antônio Carlos, 6700). Na região do Estádio, o torcedores irão desembarcar próximos ao portão Norte, na Rua Rebelo Horta, e, após as partidas, existirão dois pontos de embarque na Avenida C: um na esquina com a Avenida Abrahão Caram e outro em frente ao portão Sul.

     

    Nessas estações de transferência, os torcedores poderão fazer a integração com as demais linhas do sistema MOVE que operam nos locais, sem o pagamento de nova passagem, aproveitando uma ampla rede de atendimento às mais diversas regiões da capital. Os usuários devem se informar sobre o funcionamento das linhas e as estações em que operam para escolher a melhor opção de atendimento. É importante lembrar que, entre 00h e 04h, as linhas MOVE operam nas pistas mistas ao longo do corredor Antônio Carlos e, nesse período, para garantir a integração entre linhas MOVE sem novo pagamento, é preciso utilizar o cartão BHBus.

     

    Com o funcionamento da linha 55 (MOVE Mineirão), a linha executiva e o serviço especial Mineirão (ônibus convencionais) deixarão de atender o estádio em dias de jogos.

     

    Faixa exclusiva

     

    Com o objetivo de priorizar o transporte coletivo, foi implantada faixa exclusiva de ônibus na Avenida Abrahão Caram, nos dois sentidos, entre as Avenidas Presidente Antônio Carlos e Coronel Oscar Paschoal, inclusive nos dias de jogos. Foram mantidas as vagas de estacionamento atualmente existentes em um trecho da Avenida Abrahão Caram, no sentido Mineirão, na faixa da direita. A avenida conta com uma faixa de estacionamento à direita, uma faixa para ônibus, e as duas faixas centrais, em ambos os sentidos, para circulação dos demais veículos. Com a manutenção do estacionamento na faixa da direita, foram criadas baias com pinturas de solo na área dos pontos de embarque e desembarque.

     

    Como incentivo ao transporte coletivo, na Avenida Abrahão Caram, no sentido centro, a permissão de estacionamento na faixa da direita é para vans e fretados. Permanecem asseguradas as vagas de estacionamento localizadas nas vias paralelas e perpendiculares às Avenidas de acesso ao Mineirão, conforme regulamentação de cada uma.


    Outras opções de linhas


     
    Além do novo atendimento pela linha 55 (MOVE Mineirão), os torcedores contam ainda com outras linhas MOVE convencionais para acesso ao Estádio. Eles podem utilizar:


     
    Linha MOVE 64 (Estação Venda Nova/Assembleia via Carlos Luz)
    Sai da Estação Venda Nova; para nas estações de transferência da Av. Vilarinho, Av. D. Pedro I e na Estação Pampulha; segue pela Av. Carlos Luz e Av. Olegário Maciel até a Assembleia.


     
    Linha MOVE 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho via Carlos Luz)
    Sai da Estação Vilarinho; para nas estações de transferência da Av. D. Pedro I e na Estação Pampulha; segue pela Av. Carlos Luz, Av. Augusto de Lima e Av. Álvares Cabral até o bairro Santo Agostinho.


     
    Linha MOVE 5106 (Bandeirantes/BH Shopping)
    Sai do bairro Bandeirantes; para nas estações de transferência da Av. Antônio Carlos; passa no Centro e segue para a Savassi até o BH Shopping.


     
    Linha MOVE 5401 (São Luís/Dom Cabral)
    Sai do bairro São Luiz; para nas estações de transferência da Av. Antônio Carlos; passa no Centro e segue pela Av. Amazonas até a PUC e bairro Dom Cabral.

     

    Linhas Convencionais:


     
    Linha 503 (Estação São Gabriel/Aparecida/Santa Rosa), linha 504 (Estação São Gabriel/Santa Rosa/Aparecida), linha 506 (Estação ponto São José/Av. Antônio Carlos), além da S50 (Caiçara/Nova Vista via UFMG), S51 (Circular Pampulha) e S53 (Confisco/Ouro Minas).


     
    Estas linhas convencionais têm a capacidade de transportar em seus itinerários de rotina dez mil passageiros até o Mineirão. É preciso ficar atento ao quadro de funcionamento de sua linha.


     
    Estacionamento

     

    O Mineirão conta com 4.020 vagas para os torcedores. São 2.800 no estacionamento da Minas Arena, 900 no Mineirinho, 230 na Avenida Abrahão Caram (Sentido Antônio Carlos – Mineirão), além de 90 para vans e micro-ônibus. Mesmo como esse número de vagas, a prioridade da BHTRANS é incentivar o uso do transporte coletivo.

    ___________________________________________________________

     

    CLIQUE PARA BAIXAR A CARTILHA (.PDF)

     

    ___________________________________________________________

     


     

     

     

    Publicado em 28/10/2014.






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750