Ruas-Padre-Eustaquio-e-Niquelina-ganham-faixa-preferencial-para-onibus
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Ruas Padre Eustáquio e Niquelina ganham faixa preferencial para ônibus

    Medida visa reduzir tempo das viagens do transporte coletivo

     

    A partir desta quarta-feira, 3/1/2018, a Rua Padre Eustáquio, desde a interseção com a Avenida Nossa Senhora de Fátima até a Rua Vila Rica, e a Rua Pará de Minas, Região Noroeste, contam com faixa preferencial para a circulação dos veículos do transporte coletivo. A faixa preferencial é a da direita da via. Os outros veículos podem trafegar pela faixa, mas devem dar prioridade aos ônibus, sobretudo no horário de pico da tarde, das 17 às 19 horas.  A implantação de faixas preferenciais é mais uma ação do projeto de melhorias na região do bairro Padre Eustáquio, iniciado em novembro de 2017.

     

    O objetivo da medida é dar fluidez ao transporte coletivo entre a Área Central e a Praça São Vicente, reduzindo o tempo das viagens e melhorar as condições de embarque e desembarque dos passageiros. Na Rua Padre Eustáquio circulam, diariamente, 20 linhas de ônibus.

     

    A Rua Padre Eustáquio também recebeu a pintura de delimitação de área de espera segura para os motociclistas, o motobox, entre a faixa de pedestres e a faixa de retenção para os veículos, junto às interseções com semáforos. A implantação do motobox tem o objetivo de melhorar a segurança para motociclistas, diminuir o conflito com os demais veículos no momento da abertura do semáforo; aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de pedestres; e dar mais visibilidade às travessias dos pedestres.

     

    Próximas etapas no Padre Eustáquio

     

    No sentido bairro/centro, no Bairro Padre Eustáquio, as ruas Olinto Magalhães, Rio Pomba e Três Pontas, também vão receber a faixa preferencial.

     

    Rua Niquelina

     

    Outra faixa preferencial, que já está sendo implantada, é na Rua Niquelina (Região Leste) e vai abranger o trecho entre as avenidas Mem de Sá e Contorno.

     


    Vale lembrar que na faixa preferencial, a exemplo da existente na Avenida Amazonas, os ônibus têm a preferência, mas não é proibida a circulação dos outros veículos. É importante que os motoristas particulares se mantenham na faixa de tráfego misto, quando não houver a necessidade de circulação pela preferencial, contribuindo para o melhor funcionamento e operação do transporte público.

     

    PROJETO PADRE EUSTÁQUIO

     

    Dividido em quatro etapas, o projeto tem como objetivo proporcionar melhor fluidez do trânsito e maior segurança para pedestres, motoristas e usuários do transporte coletivo. A primeira etapa foi implantada no dia 23/11, a segunda etapa no dia 12/12 e a terceira, em 19/12/17.A quarta e última etapa está prevista para o final deste mês de janeiro/18.

     


    Diversas intervenções já foram realizadas no bairro Padre Eustáquio, como mudanças na circulação em várias vias, adequações de sinalizações vertical (placas) e horizontal (pinturas e demarcações), criação de novas travessias de pedestres, implantação de redutor de velocidade e semáforo e regulamentação de estacionamentos.

     

     

     

    Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS – 03/01/2018






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750