Semaforo-com-avisos-sonoros-na-Raja-Gabaglia
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Semáforo com avisos sonoros na Raja Gabaglia

    Belo Horizonte já conta com nove locais com equipamentos que avisam o momento adequado para realizar a travessia na faixa de pedestre

     

    A BHTRANS implantou na terça-feira, dia 22/8, dispositivos de indicação sonora para semáforos na Avenida Raja Gabaglia (próximo ao Tribunal de Contas). Os semáforos com avisos sonoros auxiliam na travessia mais segura para pessoas com deficiência visual, baixa visão e também idosas.


     A Prefeitura da Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, em parceria com o Instituto São Rafael e Movimento Unificado de Deficientes Visuais (MUDEVI) trabalham em conjunto na identificação dos locais onde os dispositivos são implantados e acompanham a operação no intuito de realizar os ajustes necessários. Para o presidente da Associação de Amigos do Instituto São Rafael, Juarêz Gomes Martins, o novo equipamento é “mais uma ferramenta para a independência das pessoas com deficiência visual”.


     
    Os primeiros equipamentos estão em operação na Praça Sete, desde Março/2017, e já totalizam nove locais na capital:
     
    1) Praça Sete
    2) Instituto São Rafael – Av. Augusto de Lima
    3) Av. Paraná com R. dos Tamoios
    4) R. dos Tupis com R. São Paulo
    5) Praça da Liberdade
    6) Rua Santa Rita Durão com Av. Cristóvão Colombo
    7) Rua da Bahia em frente Instituto Isabela Hendrix
    8) Mercado Central
    9) Av. Raja Gablaglia (Próximo Tribunal de Contas)


     
     COMO FUNCIONA - Na calçada, antes de realizar travessia, o equipamento de aviso sonoro (uma caixa amarela fixada no poste do semáforo para pedestres) irá emitir sons – “bip-bip”. Ele indica que a via está apta para a travessia segura do pedestre. Quando o tempo da travessia está terminando o aviso sonoro fica mais acelerado, portanto, o pedestre saberá que aquele momento não é adequado e seguro para iniciar a travessia. Quando não há sons, indica que o semáforo está aberto aos veículos e fechado para os pedestres.


     
    Nas travessias que são realizadas em duas etapas os equipamentos foram programados com dois tipos de som distintos. Deste modo, quando uma via está aberta para os pedestres a outra está fechada. Os dois sons ajudam os pedestres a verificar quando cada uma das vias está apta para a travessia segura.
     


    ACESSIBILIDADE PARA TODOS - Na busca de garantir uma cidade mais igualitária, Belo Horizonte está elaborando uma Política de Acessibilidade na Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (Acessibilidade para Todos), como mais uma etapa da revisão permanente do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH). Os semáforos com indicação sonora são um importante passo da BHTRANS para atender as expectativas e necessidades das pessoas com deficiência visual. Para o coordenador do projeto Acessibilidade para Todos, Marcos Fontoura, é fundamental que a população e os órgãos públicos pensem soluções que vão além, seguindo um conceito de desenho universal.
    “Quando é bom para quem mais precisa, é bom para todos. A BHTRANS trabalha para que a cidade seja acessível a todos”, explicou Marcos Fontoura.

     

     

     

    Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 22/3/2017.






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750