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BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Serviços da BHTRANS são oferecidos na Central BH Resolve

    Confira os serviços relativos à gestão do transporte e trânsito de Belo Horizonte

     

    Belo Horizonte ganhou ontem a Central de Atendimento Presencial – BH Resolve, que concentra no mesmo endereço cerca de 600 serviços públicos para facilitar a vida das pessoas. A Central, inaugurada pelo prefeito Marcio Lacerda, integra o projeto sustentador Desburocratização e Melhoria do Atendimento ao Cidadão, parte integrante do programa BH Metas e Resultados.  A solenidade oficial de entrega da unidade, que fica na avenida Santos Dumont, 363 (com entrada também pela rua dos Caetés, 342), no Centro, contou com a participação do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Helvécio Magalhães, do secretário municipal adjunto de Tecnologia da Informação, Gleison de Souza, além de outras autoridades.

    Os investimentos somam cerca de R$ 20 milhões e foram realizados em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). Marcio Lacerda destacou a complexidade da estrutura. "Na medida em que ele funciona como ponto de atendimento .


    Políticas sociais, Orçamento Participativo e limpeza urbana são alguns dos diversos serviços disponibilizados pela Central, que contará também com atendimento pelo telefone 156, via internet, web chat e pelo portal da Prefeitura. A equipe é composta por mais de 400 profissionais capacitados a atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Segundo Marcio, a expectativa é de que em torno de 5 mil pessoas utilizem a Central diariamente.

    Infraestrutura

    A BH Resolve dispõe ainda de uma moderna infraestrutura de vigilância eletrônica. Os espaços são monitorados por 27 câmeras, distribuídas pelos três andares, sendo que, na entrada pela avenida Santos Dumont, foi instalado um equipamento que capta imagens em 360 graus, para garantir maior segurança de todos.

    O secretário Gleison de Souza explica que a escolha do local, na região central da cidade, foi proposital e estratégica, por ser de fácil acesso ao público. "Há dezenas de ônibus que passam diante das duas entradas. Estamos próximos à rodoviária e ao metrô. Portanto, o cidadão não terá dificuldade de deslocamento", disse. Além disso, o prédio foi planejado com as mais atuais técnicas de engenharia, em uma área construída de 5 mil metros quadrados, e conta com três andares e recursos de acessibilidade para pessoas com limitações de locomoção.

    O atendimento ao cidadão é gerenciado por um moderno sistema de senhas, visualizado em 25 monitores de vídeo que exibem também outras informações, como divulgação das ações e programas da PBH, por meio da TV Conecta. Após ser atendido, o cidadão poderá avaliar o serviço como ótimo, bom, regular e ruim. Isso irá contribuir para aprimorar constantemente a qualidade do BH Resolve.

    Confira os serviços e informações disponibilizados para o cidadão por meio da Central de Serviços da Prefeitura - BH Resolve

    Serviço                          Descrição

    Central de Atendimento Integrado - BH Resolve

    Central de Atendimento Telefônico 156,  Atendimento Web Chat e o Portal de Informações e Serviços.

    Central de Atendimento Telefônico 156

    Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN); Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) / Imposto sobre Transição de Bens Imóveis (ITBI); Dívida Ativa; Defesa do Consumidor - Procon; Serviço de Limpeza Urbana; Disque Carroça; Discriminação Racial; Abastecimento; Fiscalização de Poluição Sonora; Tapa Buraco; Alteração de endereço de entrega do IPTU,SOS Saúde; IPTU (atendimento eletrônico); Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e); Declaração Eletrônica de Serviços (DES); Informações sobre Concursos Públicos Municipais; Informações sobre Turismo ; Multas, trânsito e transporte coletivo; Conserto de relógios digitais; Orçamento Participativo; Fundação Zoo-Botânica; Alô-Educação

     

     

    Atendimento Web Chat

    Nesta modalidade, os atendentes da Prefeitura, via chat, informam sobre os cerca de 800 serviços públicos municipais. 

    O acesso ao chat está disponível no site da PBH (www.pbh.gov.br), em dias úteis, das 8h às 18h e, além das informações sobre os serviços disponibilizados à população, é possível saber como e onde apresentar suas demandas, links de aplicativos e sites para fontes de consultas, entre outros, contribuindo para orientação e maior interação do cidadão com o poder público municipal.

    Portal de Informações e Serviços

    serviços públicos municipais, como procedimentos para solicitação, documentos necessários, horários e locais para atendimento, forma de acompanhamento dos serviços, entre outras informações.

     

    Serviços relativos à gestão do transporte e trânsito de Belo Horizonte



    Serviço                          Descrição
    Multas

      Cadastro de Formulário de Identificação do Condutor Infrator – FICI;
      Interposição de Defesa de Autuação;
      Cadastramento de Pedido de Concessão de Penalidade de Advertência por escrito; Interposição de Recurso da Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI;
      Interposição de Recurso do Conselho Estadual de Trânsito CETRAN;
      Juntada de Documentos a Defesas de Autuação e Recursos da JARI;
      Emissão de guia de pagamento de multas e 2ª via;
      Emissão de parcelas de multas e 2ª via;
      Restituição de multas; Baixa de multas;
      Cópia de Recibo de entrega de notificação;
      Cópia de Auto de Infração de Trânsito - AIT;
      Cópia de Foto – Radar;
      Vistas de Recurso JARI Trânsito, JARI Transporte, Defesa de Autuação e FICI .

      Transporte Coletivo  Emissão de 2ª via de Custo de Gerenciamento Operacional – CGO;  Emissão de guia de pagamento de multas de Regulamento e 2ª via;  Verificação de situação cadastral de Permissionário;  Remarcação de perícias da gratuidade ou para emissão da credencial de estacionamento especial para deficientes;  Solicitação de Mudança de Categoria do benefício da gratuidade;  Apresentação de Defesa por Uso indevido do Cartão
      Operação de trânsito Emissão de Credencial de Estacionamento para Idosos;  Emissão de Credencial de Estacionamento para Deficientes (Físicos e Visuais)

       

      Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 9/9/2010.







    Imagem: Adão de Souza.
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