candidatos baliza começo exame
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Candidatos terão que fazer baliza no começo do exame

    A partir de março, tormento dos futuros motoristas passará a acontecer na primeira parte do teste


    A baliza, um dos maiores tormentos de quem tenta tirar carteira de motoristas, precisará ser realizada antes do exame de direção a partir de março em Minas Gerais. A exemplo do que ocorre em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, o candidato terá que estacionar o carro na primeira parte do teste. Caso não consiga, nem continuará o exame. A área para a realização da baliza será marcada por cones e será determinada pelos dois examinadores responsáveis, que avaliarão o teste. Serão três chances para estacionar o carro de forma adequada. Caso o candidato tenha êxito, outros dois examinadores entrarão no carro para dar continuidade ao exame.

    A novidade deve reduzir o índice de reprovação no Estado, que hoje é de 60%, segundo Anderson França, chefe da divisão de habilitação do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG). “Acreditamos que o número de aprovações vai aumentar, pois o candidato fica mais nervoso durante o exame quando vai cometendo pequenos erros e tem mais chances de errar a baliza”, explicou. A medida foi bem aceita pelo Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais, como explica o presidente do órgão, Rodrigo Fabiano da Silva. Segundo ele, ao criar uma área específica para se fazer a baliza, o processo ganhará mais lisura. “Outras pessoas, de fora do carro, vão poder acompanhar o que o candidato está fazendo ao volante. Ficará difícil haver interpretações equivocadas”, afirmou. Ele ainda ressaltou que, durante a manobra, apenas um examinador ficará dentro do veículo enquanto o outro acompanha do lado de fora. “Os alunos podem até achar diferente, mas acho que terá mais transparência”, ponderou. A nova medida não trará custos extras para os candidatos, que este ano já viram aumentar os valores das taxas.

    Os mais nervosos que se cuidem e tentem acalmar os ânimos antes de fazer o exame de rua. Na avaliação do consultor em transporte e trânsito Osias Baptista Neto, mudar a ordem das manobras vai impedir que o candidato à motorista tenha tempo de se acostumar com o processo de avaliação e com a figura do examinador. Com isso, os Centros de Formação de Condutores (CFC) terão que preparar melhor seus candidatos. “A medida forçará um trabalho diferenciado dos CFCs, pois não haverá espaço para a ambientação”. Ainda conforme o especialista, o Detrna/MG ganhará tempo para fazer novos testes. “Não será necessário esperar o aluno percorrer todo o trajeto para saber se será aprovado. Vão otimizar seu serviço mudando sua operação”.


    Fonte: O Tempo, Alexandre Nascimento com Flaviane Paixão, 21/01/2009.





Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-0405