onibus facilitam acesso cidade administrativa
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Beo Horizonte
  • Ônibus facilitam acesso à Cidade Administrativa

    Linhas municipais começam a operar segunda, 22/02, beneficiando servidores e visitantes da nova sede do Governo Estadual


    Três novas linhas de ônibus (quadro 1) da capital começam a operar a partir desta segunda-feira, 22 de fevereiro, para facilitar o deslocamento dos funcionários estaduais para a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, na MG 10. O serviço a ser prestado por essas linhas (quadro 2) foi concebido em conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, a Secretaria de Estado e Transportes e Obras Públicas (SETOP), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG). As três linhas se somam à linha 6350, implantada em dezembro, ligando o Barreiro à Estação Vilarinho, onde é feita a integração para a Cidade Administrativa. “O entendimento comum a todos os órgãos é o de que a matriz principal de transporte coletivo para a Cidade Administrativa é o metrô e os ônibus vão viabilizar o seu uso com as integrações”, diz Daniel Marx Couto, gerente de Coordenação de Projetos de Transporte da BHTRANS.

    As novas linhas, somadas à oferta do trem metropolitano, vão atender a uma demanda de cerca de 3.000 pessoas – 18%  do total de funcionários estaduais – que já estão sendo transferidas para a nova sede do Governo do Estado. Essa é a  primeira etapa de transferência de órgãos e serviços para a nova sede do Governo do Estado. Posteriormente, de acordo com o calendário de mudanças do Governo do Estado, outras três linhas de ônibus (quadro 3) serão criadas para completar a demanda da Cidade Administrativa. Além disso, a linha 6350 será reestruturada e terá itinerário ampliado até a Cidade Administrativa, nos horários de pico. A BHTRANS vai monitorar o funcionamento das linhas e, se necessário, providenciar adequações para ajustar a oferta com a demanda de passageiros.

    Outras rotas de deslocamento
    Além das linhas ofertadas, o funcionário poderá realizar outras formas de deslocamento e, para isso, a BHTRANS colocará disponível em seu portal, no serviço de informações “Como Chegar”, desenvolvido em parceria com o Google Maps, as opções de deslocamento para a Cidade Administrativa. A partir de 19 de fevereiro (sexta-feira), as informações já podem ser conferidas pelos internautas.

    Pagamento das passagens
    As pessoas que forem utilizar o Cartão BHBUS e usufruir dos benefícios das integrações tarifárias poderão comprar créditos ou recarregar o cartão nos postos do Transfácil (consórcio responsável pela venda e comercialização do Cartão BHBUS), nas estações BHBUS e do metrô (quadro 4). O serviço de atendimento do Transfácil é feito pelo telefone 3248-7300. Outras informações das linhas de ônibus da capital podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento telefônico da BHTRANS, 3277-6500 ou aqui no portal.

    Melhorias de trânsito para o acesso à Cidade Administrativa
    Para garantir a fluidez do trânsito e facilitar a circulação de veículos que se destinam à Cidade Administrativa, a BHTRANS alterou, na sexta-feira, 19 de fevereiro, o sentido de circulação da Alameda José Maria Alkimim no bairro Serra Verde. Essa via será utilizada como um dos acessos à nova sede do Governo do Estado. Anteriormente mão dupla, a Alameda passou a operar em mão única direcional, entre Rua Dois e Rua Antônio de Paiva Meirelles, neste sentido.

    Outra alteração implementada no bairro Serra Verde foi a implantação de um semáforo na Rua Dois com Rua Guido Leão. O equipamento vai garantir uma situação segura para os motoristas que trafegarem pelo cruzamento no retorno da Cidade Administrativa para outras regiões da cidade.


    Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 19/02/2010.





Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-0405