pedestreeurespeito_032013
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Sexta etapa da campanha Pedestre.Eu Respeito.

    BHTRANS inicia sexta etapa da campanha de pedestres com abordagens na área central

     

    Publicado em 4/9/2013.

     

    A BHTRANS iniciou na sexta-feira, dia 6/9, mais uma etapa da campanha Pedestre. Eu Respeito. As intervenções nos próximos 30 dias acontecerão na Área Central nas seguintes interseções: Rua Carijós com Rua Rio Grande do Sul, Rua Tamoios com Rua Rio Grande do Sul e Avenida Olegário Maciel com Rua Tamoios.


     
    Nessas interseções, as equipes coordenadas pela Gerência de Educação para a Mobilidade da BHTRANS abordarão motoristas, motociclistas, ciclistas e também os pedestres, dando orientações a todos para que ocorra uma travessia segura. Personagens como o Mão, mascote da campanha, e os atores mímicos também estarão presentes, contribuindo de forma lúdica para a transmissão da mensagem educativa que visa promover uma mudança cultural no comportamento de pedestres e condutores. O objetivo é consolidar o respeito ao pedestre previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e introduzir hábitos seguros no trânsito.

     

    É importante saber que atropelamento não é fatalidade. É resultado de um comportamento de risco, seja do motorista, do motociclista, do ciclista ou do próprio pedestre. Acabar com os atropelamentos depende de todos. No trânsito, o pedestre é a parte mais frágil e, por isso, tem a preferência. Respeitá-lo é mais que uma gentileza: é um dever.

     

    A CAMPANHA

     

    Os índices de atropelamento em Belo Horizonte (oito, por dia) confirmam a necessidade de expansão da campanha, que esteve, em sua quinta etapa, na Região da Savassi. Outro importante objetivo da campanha é incentivar o respeito dos motoristas à preferência do pedestre, principalmente nas travessias sem semáforos.

     

    Nas abordagens nas ruas já foram distribuídos mais de 250 mil folhetos com orientações a motoristas, motociclistas e pedestres sobre o que cada um deve fazer para garantir a segurança no trânsito. Além dos folhetos, cartilhas e adesivos alusivos à campanha estão sendo entregues à população.


     
    Com previsão de duração de pelo menos um ano, a campanha já passou pela Região Hospitalar, pela área próxima ao Parque Municipal, no entorno do Mercado Central, pelo Barro Preto e na Savassi. A ação irá se estender a outras regiões da cidade onde o índice de atropelamentos é alto.


     
    Após as primeiras semanas de abordagens educativas, houve uma sensível mudança de comportamento de condutores e pedestres nas áreas onde a campanha foi realizada. Para garantir esse novo padrão de comportamento e, conforme previsto e anunciado no início da campanha, posteriormente haverá a fiscalização. Atribuição que caberá à Polícia Militar e à Guarda Municipal.

     

     

    Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 4/9/2013.

     


     

    Campanha de respeito ao pedestre da BHTRANS chega à sua quinta etapa com abordagens na Região da Savassi

     

    Publicado em 06/8/2013

     

    A BHTRANS inicia na quinta-feira, dia 8/8, Dia do Pedestre, mais uma etapa da campanha Pedestre. Eu Respeito. As intervenções nos próximos 30 dias acontecerão na Savassi, nas seguintes interseções: Avenida Getúlio Vargas com Avenida Cristóvão Colombo, Avenida Cristóvão Colombo com Rua Alagoas e Rua Alagoas com Rua Inconfidentes.

     

    DIA DO PEDESTRE

     

    O Dia do Pedestre será marcado também por intervenções nos quarteirões fechados da Praça da Savassi. As ações serão realizadas pela equipe de artes da Gerência de Educação para a Mobilidade da BHTRANS, a partir das 10h30, com início na interseção da Rua Pernambuco com Avenida Getúlio Vargas. O objetivo é a conscientização da necessidade de todos adotarem um comportamento mais seguro e humano no trânsito.

     


     

    Campanha de respeito ao pedestre chega a sua 4ª etapa com abordagens a condutores e pedestres na região do Barro Preto

     

    Publicado em 02/07/2013

     

    A BHTRANS inicia nesta terça-feira, dia 2 de julho, mais uma etapa da campanha “Pedestre. Eu Respeito”. As intervenções nos próximos 30 dias acontecerão no Barro Preto nas interseções da Rua Mato Grosso com Av. Bias Fortes, Rua Mato Grosso com Rua dos Guajajaras e Rua Mato Grosso com Av. Augusto de Lima.

     

    Nessas interseções, as equipes coordenadas pela Gerência de Educação para a Mobilidade da BHTRANS abordarão motoristas, motociclistas, ciclistas e também os pedestres, dando orientações a todos para que ocorra uma travessia segura.


    Os índices de atropelamento em Belo Horizonte (oito, por dia) confirmam a necessidade de expansão da campanha, que esteve, em sua terceira etapa, no entorno do Mercado Central. Outro importante objetivo da campanha é incentivar o respeito dos motoristas à preferência do pedestre, principalmente nas travessias sem semáforos.


    Além das abordagens que têm sido feitas entre condutores e pedestres, desde 20 de março, quando foi lançada a campanha, a BHTRANS tem realizado importantes intervenções de engenharia a partir de observações nos locais por onde a campanha passa como a implantação de semáforos e o aumento dos tempos semafóricos para a travessia de pedestres.


    Com previsão de duração de pelo menos um ano, a campanha já passou pela Região Hospitalar, pela área próxima ao Parque Municipal e no entorno do Mercado Central. Além das ações no Barro Preto, a ação irá se estender a outras regiões da cidade como Savassi, Praça da Estação e Praça Sete.


    Após as primeiras semanas de abordagens educativas, houve uma sensível mudança de comportamento de condutores e pedestres nas áreas onde a campanha foi realizada. Para garantir esse novo padrão de comportamento e, conforme previsto e anunciado no início da campanha, haverá a fiscalização. Atribuição que caberá à Polícia Militar e à Guarda Municipal.

     

     


     

    Pedestre. Eu Respeito. no Cidade Nova.

     

    Publicado em 14/06/2013

     

    A BHTRANS realiza neste sábado, dia 15/6, às 10h, mais uma ação da campanha “Pedestre. Eu Respeito”. Em parceria com o Rotary Club BH, a campanha será realizada no bairro Cidade Nova, no entorno da Feira dos Produtores e na rotatória no cruzamento da Avenida Júlio Otaviano Ferreira com Rua Carvalhais de Paiva. A abordagem e a distribuição de folhetos serão feitas pelos moradores do bairro e a equipe da BHTRANS.

     

    Motoristas, motociclistas, ciclistas e os próprios pedestres serão orientados sobre a importância da travessia segura. O “Mão”, mascote da campanha, também estará presente.

     


    ETAPAS DA CAMPANHA - Nas abordagens nas ruas já foram distribuídos 60 mil folhetos com orientações na Região Hospitalar e na Área Central da capital. Além dos folhetos, mais de mil adesivos alusivos à campanha foram entregues à população.

     

     


     

    Campanha de pedestre é ampliada para mais uma área na Região Central

     

    Publicado em 03/06/2013


    A BHTRANS inicia hoje, dia 4/6, a terceira etapa da campanha “Pedestre. Eu Respeito”. As intervenções nos próximos 30 dias acontecerão na região próxima ao Mercado Central. As equipes coordenadas pela Gerência de Educação no Trânsito da BHTRANS irão abordar motoristas, motociclistas, ciclistas e os próprios pedestres dando orientações para que haja a travessia segura. O “Mão”, mascote da campanha, também estará presente.

     

    CAMPANHA NA REGIÃO HOSPITALAR - Na Região Hospitalar, nas abordagens nas ruas foram distribuídos 60 mil folhetos com orientações a motoristas, motociclistas e pedestres sobre o que cada um deve fazer para garantir a segurança no trânsito. Além dos folhetos, mais de mil adesivos alusivos à campanha haviam sido entregues à população.
    Após essas abordagens educativas aos motoristas na Região Hospitalar, já houve uma sensível mudança de comportamento de condutores e pedestres. Para garantir esse novo padrão de comportamento e, conforme previsto e anunciado no início da campanha, será iniciada a etapa de fiscalização nesta região. Atribuição que caberá à Polícia Militar e à Guarda Municipal.

     


     

    Segunda etapa da campanha “Pedestre. Eu Respeito”

     

    Publicado em 26/04/2013

     

    A BHTRANS inicia na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, a segunda etapa da campanha “Pedestre. Eu Respeito”. As intervenções nos próximos 30 dias acontecerão próximo ao Parque Municipal, em seis interseções, na região delimitada pela Avenida Afonso Pena e ruas da Bahia, Goiás e Guajajaras. Nesses locais, as equipes coordenadas pela Gerência de Educação no Trânsito da BHTRANS irão abordar motoristas, motociclistas, ciclistas e os próprios pedestres dando orientações para que haja a travessia segura. O “Mão”, mascote da campanha, também estará presente.


    O lançamento da segunda etapa da campanha acontecerá no cruzamento das ruas Guajajaras e Goiás, na próxima segunda-feira, às 10 horas.


    Além das abordagens que têm sido feitas entre condutores e pedestres, desde 21 de março, a BHTRANS tem realizado importantes intervenções de engenharia. Na próxima região a receber a campanha já foram feitas as seguintes mudanças: implantação de semáforos para pedestres na travessia da Rua Guajajaras com Goiás e aumento dos tempos semafóricos para pedestres na Avenida Afonso Pena com Rua da Bahia, com  Álvares Cabral e com Carandaí.


    Na Avenida Augusto de Lima com Rua da Bahia e na Rua da Bahia com Guajajaras diminuiu-se o tempo de espera do pedestre. Outra intervenção aconteceu na Avenida João Pinheiro com Guajajaras e na Praça Afonso Arinos, onde houve aumento dos tempos semafóricos para pedestres.

     

    Veja o vídeo da segunda fase da campanha:

     


    REGIÃO HOSPITALAR


    Na Região Hospitalar, foi criada uma nova travessia de pedestres com semáforo na esquina da Avenida Alfredo Balena com Rua Rio Grande do Norte. Houve ainda a inclusão de mais semáforos na Alfredo Balena com Carandaí para propiciar aos pedestres a travessia dos dois lados da avenida em uma só etapa, providência também adotada em frente ao Hospital das Clínicas.


    Nas abordagens nas ruas foram distribuídos 60 mil folhetos com orientações a motoristas, motociclistas e pedestres sobre o que cada um deve fazer para garantir a segurança no trânsito. Além dos folhetos, até a última sexta-feira, 26 mil adesivos alusivos à campanha haviam sido entregues à população.


    Após essas primeiras cinco semanas de abordagem educativa aos motoristas na Região Hospitalar, já houve uma sensível mudança de comportamento de condutores e pedestres. Para garantir esse novo padrão de comportamento e, conforme previsto e anunciado no início da campanha, será iniciada a etapa de fiscalização nesta região. Atribuição que caberá à Polícia Militar e à Guarda Municipal.

     


     

    Chega às ruas da capital a campanha “Pedestre. Eu Respeito”.

     Publicado em 21/03/2013

     

    Belo Horizonte dá um importante passo em busca de um cenário de respeito ao pedestre. A partir desta quinta-feira, dia 21, chega às ruas da capital a campanha “Pedestre. Eu Respeito”. O programa é resultado de vários meses de planejamento, com o cruzamento de dados que apontaram 12 áreas na região Centro-Sul da cidade como prioritárias para receber as ações educativas. A campanha integra o projeto Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde, e está prevista para durar pelo menos um ano. O objetivo é uma mudança completa de comportamento. Respeito é a palavra-chave da campanha.

     

    Ao lançar a campanha,  a Prefeitura de Belo Horizonte, através da BHTRANS, quer que a cidade abrace essa causa. A mobilização e a conscientização são fundamentais para que haja a mudança definitiva de comportamento. A experiência em outros países e também em cidades brasileiras mostra que uma mudança simples de atitude por parte de todos no trânsito é o suficiente para reverter as estatísticas de violência no trânsito. O sucesso da campanha depende de uma atitude pessoal e intransferível.

     

    Os números confirmam a importância da campanha. Todos os dias, oito pessoas são atropeladas em Belo Horizonte. Só em 2011, foram 76 mortes na capital registradas no local do acidente. Nesse cenário, os idosos aparecem em situação de maior vulnerabilidade. Dos 76 óbitos, 25 foram de pessoas com mais de 60 anos. Em 2010, foram 31 mortes de idosos num universo de 105 óbitos. Com apoio de entidades de classe, de empresas, de educadores, da imprensa e de setores organizados da sociedade civil, Belo Horizonte irá mudar essa realidade.

     

     

     

    O principal da campanha é o respeito à preferência do pedestre nas travessias não semaforizadas. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) assim estabelece e esse comportamento deve ser adotado pelos motoristas . Está na hora de pararmos de simplesmente admirar as cidades em que os carros param para o pedestre. Vamos todos adotar esse comportamento e nos orgulhar de Belo Horizonte”, comentou a diretora de Atendimento e Informação da BHTRANS, Jussara Bellavinha.

     


     

    Região hospitalar


    A Região Hospitalar da capital, por onde circulam, em média, 99 mil veículos diariamente e onde há uma grande concentração de pessoas vindas de outras cidades, foi escolhida para lançamento da campanha. A ideia é que cada uma das 12 áreas mapeadas na cidade como prioritárias recebam a ação educativa por quatro semanas seguidas. Com isso, a programação deverá completar um ano de atividades ininterruptas. Além disso, haverá intervenções educativas da BHTRANS em eventos esporádicos e em locais fora da Área Central, onde há grande concentração de público.

     

    Equipes formadas por universitários do curso de Pedagogia, estagiários do Ensino Médio e a equipe da Gerência de  Educação no Trânsito da BHTRANS se revezarão, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, na abordagem a motoristas, motociclistas e pedestres. Eles ficarão em cruzamentos e travessias de maior movimento.

     

    Além dos estagiários, as ações nas ruas contarão com a participação do “Mão” - mascote e símbolo da campanha - , de mímicos e agentes da BHTrans. As intervenções terão apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Num primeiro momento, a abordagem será educativa e, no decorrer da campanha, haverá fiscalização específica em cada área. 

     

     

     

    Na Região Hospitalar, os principais cruzamentos e travessias de pedestres com semáforos estão nas avenidas Alfredo Balena, Francisco Sales e Brasil. Por lá circulam todos os dias 5.030 ônibus, sendo 521 no horário de pico. Dos 99 mil veículos que passam pela região, entre 6h e 21h, 10.800 se concentram no horário de pico.  

     


     

    Engenharia


    A campanha “Pedestre. Eu Respeito” não se resume às ações educativas. Segundo a diretora de Atendimento e Informação da BHTRANS, Jussara Bellavinha, as melhorias nas condições de travessia do pedestre integram, junto com a campanha, as ações do projeto Vida no Trânsito. “Estamos fazendo um grande trabalho de melhoria nos corredores verificando o tempo de travessia e se há necessidade de implantação de faixas adicionais para travessia. O nosso plano, ao longo desse ano, é aumentar o número de semáforos para os pedestres. Vamos trabalhar a parte educacional, mas, paralelamente, estamos cuidando da engenharia para termos uma melhoria significativa com foco no pedestre”.

     

     


     

    Acesse aqui gráficos com estatísticas e mapas.

     

    Baixe a cartilha da campanha.

     



     

     

     

     

     

     






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750