PLANMOB-2013
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • PlanMob-BH

    O Plano de Mobilidade de Belo Horizonte – PlanMob-BH foi realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte entre 2003 e 2010, por meio da BHTRANS. Constitui-se em um importante instrumento orientador das ações em transporte coletivo, individual e não motorizado que deverão ser conduzidas pela Prefeitura do Município para atender às necessidades atuais e futuras de mobilidade da população de Belo Horizonte.

     

    Acesse o Relatório Final do PlanMob-BH.

     

    No dia 3 de Setembro de 2013 o DECRETO Nº 15.317 instituiu o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte - PlanMob-BH - e estabeleceu as diretrizes para o acompanhamento e o monitoramento de sua implementação, avaliação e revisão periódica.

     


     

     Histórico

     

    O Estatuto da Cidade determina que todas as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes elaborem um Plano Diretor de Mobilidade, contemplando não apenas os temas tradicionalmente tratados em Planos Diretores de Transporte, tais como trânsito e transporte público, mas incorporando também os modos não motorizados e o transporte de mercadorias.


     
    Constitui, portanto, um avanço em relação à abordagem tradicional. Mobilidade Urbana é um atributo das cidades, relativo ao deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano, utilizando para isto veículos, vias e toda a infraestrutura urbana existente. A própria Prefeitura adota, como diretriz para todo o processo de planejamento e operação dos sistemas de trânsito e transporte, o conceito de que "Mobilidade urbana é entendida como o conjunto de deslocamentos de pessoas e bens, com base nos desejos e necessidades de acesso ao espaço urbano, por meio da utilização dos diversos modos de transporte. Este conceito envolve, ainda, preocupações com a inclusão social, sustentabilidade ambiental, a gestão participativa e a democratização do espaço público.


     
    Com base nestes conceitos e referências, o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte foi desenvolvido a partir de uma detalhada análise das condições atuais tanto da cidade quanto da inter-relação entre esta e os demais municípios da RMBH, em termos dos fluxos de pessoas e mercadorias nos diversos modos de transporte, incluindo os não motorizados.


     
    Consideramos que o Plano teve até agora algumas fases:


     
       1. pré-plano (2003 e 2004): quando definimos as bases conceituais;
     
       2. Diagnóstico Preliminar (2005 a abril de 2007): O Plano foi definido como projeto estratégico e a partir daí, elaboramos um Relatório Preliminar de forma participativa entre técnicos da BHTRANS e Prefeitura e elaboramos Edital de Contratação e asseguramos recursos;


       3. Contratação (abril 2007 a fevereiro 2008): licitação e contratação da empresa LOGIT;
     
       4. Desenvolvimento (março de 2008 a agosto de 2010):
     
        Plano de Comunicação 
     
        Diagnóstico e Prognóstico Consolidado
     
        Plano de Gestão da Demanda e Diretrizes para Melhoria da Oferta
     
        Plano de Melhoria da Oferta
     
        Plano de Implantação Gestão e Monitoramento (que serviu de base para o Observatório da mobilidade) 

     


     






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