Observatório da Mobilidade Urbana - PlanMob BH

Indicadores PlanMob-BH

O Balanço Anual da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte 2014 (ano-base 2013) tem como objetivo principal possibilitar o monitoramento da implementação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte - PlanMob-BH, no que se refere à operacionalização de suas estratégias e resultados. Tomando como referência as diretrizes, as estratégias e as propostas do PlanMob-BH, foram identificados 55 indicadores cujos resultados estão apresentados através de gráficos e tabelas subdivididos em seis temas principais (divisão modal e frota; pedestres; bicicleta; transporte coletivo; trânsito e segurança; e urbano e ambiental), com a maior série histórica disponível para permitir acompanhar da evolução no tempo.


O Balanço 2014 foi produzido pelo Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte – ObsMob-BH, ferramenta de monitoramento e controle social, criado pelo Decreto Municipal 15.317/2013, que busca contribuir para a eficácia das políticas e projetos de mobilidade. O ObsMob-BH tem o compromisso de publicar um Balanço Anual da Mobilidade Urbana, disponível para consulta e download nas páginas eletrônicas da BHTRANS.

 

Para facilitar a análise dos resultados, cada indicador é apresentado com alguns elementos gráficos identificados por ícones:

 

Análise da tendência do gráfico: breve texto que pontua o comportamento do resultado do indicador.

 

Destaque: informação importante que ajude a entender o comportamento e a tendência do gráfico (apenas quando necessário).

 

Forma de cálculo e polaridade: apresenta como foi calculado o indicador e se o aumento do resultado do indicador representa uma melhora (quanto maior, melhor) ou piora (quanto maior, pior).


Todos os indicadores possuem a fonte das informações, sendo em sua grande parte apurados na base de dados da própria BHTRANS. Alguns dos indicadores utilizaram como referência o Sistema de informações de Mobilidade Urbana – SisMob-BH, também da BHTRANS, que apresenta um detalhamento maior da dimensão apurada. Nesses casos, foi colocado um link curto que direciona para a página correspondente, facilitando análises mais detalhadas. De forma similar, também existem alguns links para páginas da internet que contém planilhas detalhadas de alguns indicadores.


Ao final do documento, quadros apresentam os números de todos os indicadores usados nos gráficos e a associação de cada indicador aos objetivos estratégicos do PlanMob-BH para orientar a análise.





PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31) 3429-0405