Observatório da Mobilidade Urbana - PlanMob BH

Divisão Modal

Grupo do Indicador :: Divisão Modal e Frota

 

 

Fonte: BHTRANS, 2014; SisMob (BHTRANS), 2014; BHTRANS, 2007.
Link para SisMob (Pequisa OD 2002):
http://bit.ly/pesquisaod02

 

Os dados da Pesquisa de Origem-Destino Domiciliar de 2012 indicam uma grande alteração nos padrões de deslocamento na cidade em comparação com os resultados da pesquisa de 2002.Belo Horizonte experimentou um crescimento populacional de 4,4%, entre 2000 e 2010, enquanto o número de viagens,
entre 2000 e 2010, enquanto o número de viagens, considerando-se todos os modos, apresentou entre 2002 e 2012, um crescimento de 67%, associado principalmente à melhoria das condições econômicas (aumento de renda e redução do desemprego).

 

Para fins de análise preliminar dos dados de divisão modal, foram considerados os seguintes modos agregados de transporte: a pé (exclusivamente a pé); bicicleta (deslocamentos combinados a pé e bicicleta, ou exclusivamente bicicleta); transporte individual motorizado (automóvel, seja na condição de condutor ou passageiro, além de moto e táxi); transporte coletivo (metrô, ônibus, transporte escolar e transporte fretado); outros (caminhão, e outros).

 

Considerando-se essa divisão, observou-se que a maior parcela dos deslocamentos diários é feita pelos modos individuais, representando uma inversão da divisão modal em relação a 2002.O crescimento do percentual das viagens em transporte individual é expressivo, com o automóvel passando de 19,6% (1995) para 32,6% (2012) e a moto saindo de 0,9% (1995) para 4,0% (2012), sendo o modo com maior crescimento, mantendo uma proporção similar ao crescimento das frota correspondentes.

 

O modo a pé teve variação para baixo e recuperação em 2012, mas seus números devem ser analisados com cuidado, pois as metodologias de apuração se alteraram entre as pesquisas de 2002 e 2012. Os demais modos, apesar de não diminuírem em valores absolutos, perdem percentuais em relação ao total de viagens.

 

Os dados coletados foram baseados nas Pesquisas de Origem-Destino, realizadas pela Fundação Cristiano Ottoni em 1992 (atualizada por BHTRANS para 1995), Fundação João Pinheiro em 2002 e Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2012.

 

Total de viagens diárias de cada modo / Total de viagens diárias em todos os modos. Quanto MAIOR a proporção de deslocamentos por meio dos modos a pé, bicicleta e coletivo, MELHOR.

 

Publicado em outubro/2014.

Atualizado em dezembro/2014.






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