Observatório da Mobilidade Urbana - PlanMob BH

Mobilidade Urbana

A Mobilidade Urbana se apresenta como um dos principais desafios das grandes metrópoles no Brasil e no mundo. O deslocamento de pessoas em direção aos grandes centros em busca de serviços de qualidade, empregos e oportunidades de negócios contribui para a concentração populacional nas grandes capitais e regiões metropolitanas.

Em Belo Horizonte, as definições adotadas para  mobilidade urbana e mobilidade urbana sustentável são:


- MOBILIDADE URBANA: conjunto de deslocamentos de pessoas e bens, com base nos desejos e nas necessidades de acesso ao espaço urbano, mediante a utilização dos vários meios de transporte.


- MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: realização dos deslocamentos sem comprometimento do meio ambiente, das áreas e atividades urbanas e do próprio transporte.

É notável a necessidade e a urgência de harmonizar os movimentos de bens e de pessoas com agilidade, eficiência, conforto e segurança, além de mitigar os impactos negativos geradas pelo transporte urbano, especialmente os congestionamentos, os acidentes, a poluição visual, atmosférica e sonora, bem como a exclusão social.
 
No Plano Estratégico de Belo Horizonte para 2030, a Mobilidade Urbana foi destacada como um dos principais desafios a serem superados e desdobrado em objetivos e estratégias. Para a materialização da Visão de Futuro, isto é, a geração de múltiplas oportunidades de trabalho e negócios, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento urbano em bases ambientalmente sustentáveis, um dos Objetivos Estratégicos de Longo Prazo é assegurar as melhores condições de mobilidade, acessibilidade e conectividade em todo o espaço urbano e contribuir para a sua melhoria em âmbito metropolitano.
 
Dentre as Estratégias de Desenvolvimento de Belo Horizonte, sustentadas nas iniciativas não apenas do setor público, mas também daquelas empreendidas pela iniciativa privada e pela sociedade civil organizada, destacam-se: garantir a mobilidade e a acessibilidade no ambiente urbano por meio de redes integradas, do gerenciamento da demanda e da qualidade dos serviços de transporte público e desenvolver a logística voltada à integração regional, nacional e internacional. As propostas do PlanMob-BH estão articuladas a estas estratégias.





PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31) 3429-0405