Observatório da Mobilidade Urbana - PlanMob BH

PlanMob-BH Diagnóstico

O diagnóstico consolidado a respeito do sistema de mobilidade urbana de Belo Horizonte foi desenvolvido a partir de dados secundários e de informações obtidas em campo. Ele apresenta uma análise a respeito do desempenho das diversas componentes do sistema de mobilidade, assim como uma indicação do que poderá acontecer com o sistema de mobilidade do município caso as tendências observadas atualmente sejam confirmadas nos horizontes futuros.


Os temas tratados envolvem: a análise dos aspectos urbanos e sócio-econômicos de Belo Horizonte, a organização institucional do sistema, a caracterização do sistema de mobilidade, a avaliação de cada uma de suas componentes e a análise dos aspectos da mobilidade, incluindo o prognóstico preliminar do sistema e o estudo da questão ambiental.


O documento do diagnóstico apresenta figuras e um conjunto de mapas caracterizando a cidade através de 26 sub-regiões, além de contemplar os seguintes aspectos:

- Análise dos aspectos urbanos e sócio-econômicos em termos da evolução urbana da cidade, caracterização da população, uso do solo e identificação dos vetores de expansão, além da análise das variáveis sócio-econômicas relevantes.

- Descrição da organização institucional do sistema de mobilidade de Belo Horizonte;
Análise sistêmica da situação atual da mobilidade em Belo Horizonte, destacando os aspectos da demanda, analisados a partir da pesquisa Origem/Destino realizada em 2002 e sua atualização para 2008.

- Caracterização de cada um dos componentes do sistema de mobilidade, abordando o transporte motorizado, o sistema de transporte coletivo, o sistema de transporte não motorizado, a análise específica do Hipercentro e a circulação de cargas urbanas.

- Análise dos aspectos da mobilidade urbana de Belo Horizonte, através do cruzamento de uma série de indicadores de mobilidade e sócio-econômicos, da avaliação do desempenho atual do sistema viário do município, da elaboração de um prognóstico preliminar representativo da evolução tendencial observada nos últimos anos e da identificação dos pontos críticos do sistema atual.

- Análise do aspecto ambiental do sistema de mobilidade atual, baseada nos dados disponíveis.

Tendências atuais

Um dos pontos de partida do PlanMob-BH é a constatação de uma tendência insustentável que terá que ser revertida. Atualmente, cerca de 54% do total de viagens realizadas na hora de pico da manhã ocorrem em transporte coletivo. Esta participação tem tendência de cair para menos que 48% em 2020, sendo que a maioria das viagens passaria a ser realizada em veículos privados. Esta tendência indica grande reflexo nas velocidades médias do sistema. Considerando toda a área urbana, as velocidades do transporte coletivo apresentariam uma queda superior a 10% tanto na média do município quanto na Área Central, enquanto que no caso dos automóveis, esta queda seria da ordem de 30% em relação à situação atual.


Possivelmente, o impacto mais significativo destes efeitos será sobre o nível de congestionamento da rede viária, que passaria dos atuais 3,7 % da rede total municipal, para níveis superiores a 12,0 % de vias com volumes superiores às capacidades, representando um aumento de 240% em relação à situação atual. Da mesma forma, a extensão das vias com nível de saturação comprometido, ou seja, com volumes superiores à 80% da capacidade, também deverá apresentar crescimento significativo, da ordem de 65%.


Portanto, observou-se que os indicadores obtidos apontam para uma situação crítica nos horizontes futuros, caso não sejam propostas e implantadas medidas efetivas que promovam viagens por transporte coletivo e não motorizadas e inibam o uso do automóvel particular.


 
PlanMob-BH - Diagnóstico e Prognóstico Preliminar - Outubro/2008


PlanMob-BH - Diagnóstico e Prognóstico Preliminar -Sumário Executivo - Dez/2008

 


 





PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31) 3429-0405