BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • BRT MOVE começa a circular em BH

    Primeira etapa da operação comercial, iniciada neste sábado, beneficiou cerca de 10 mil passageiros 

     

    O BRT MOVE, novo sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte, iniciou a primeira etapa de sua operação neste sábado, dia 8. Os ônibus circularam pelo corredor da avenida Cristiano Machado partindo da Estação São Gabriel, região Nordeste da capital, tendo o Centro e a região da Savassi como destinos. Este é apenas o início do novo modelo de transporte da cidade, que oferece mais agilidade e conforto aos usuários, com veículos com ar condicionado, que circulam em pistas exclusivas e reduz o tempo médio de viagem em até 40%. O prefeito Marcio Lacerda realizou o percurso São Gabriel/Centro acompanhado pelo secretário nacional do PAC da Mobilidade, Maurício Muniz, e do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo.

     

    Para o prefeito Marcio Lacerda, este início marca uma importante transformação na mobilidade urbana da capital. “Tenho absoluta confiança que o BRT MOVE trará melhorias na vida das pessoas que utilizam os ônibus em Belo Horizonte. Pude ver isso pelas palavras, expressões de alegria e contentamento dos usuários em relação a qualidade, conforto e rapidez do sistema”, constatou após conversar com os passageiros. Nessa primeira etapa, em dias úteis, o Move começa a circular beneficiando cerca de 30 mil passageiros das regiões Nordeste, Leste e Centro-sul. O presidente da BHTrans, Ramon Victor César, e o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira, também realizaram a viagem no BRT.

     

    As primeiras linhas troncais que entraram em operação foram as linhas 83D (Estação São Gabriel/Centro-Direta), que sai da Estação São Gabriel para o Centro, sem parar nas estações de transferência da avenida Cristiano Machado; a 83P (Estação São Gabriel/Centro-Paradora) que faz o mesmo percurso parando na estações de transferência; a 82 (Estação São Gabriel/Savassi, via Hospitais) que circula pela Cristiano Machado, parando nas estações de transferência, e segue pela avenida dos Andradas em direção à área hospitalar e região da Savassi.

     

    Com o BRT MOVE, o cidadão poderá embarcar com mais agilidade, já que o pagamento é feito nas estações e não mais dentro dos ônibus; o sistema colabora também para a melhoria da qualidade do ar, uma vez que reduz o número dos ônibus convencionais em circulação, diminuindo a emissão de poluentes. Outra vantagem é a segurança reforçada com câmeras de vídeos instaladas dentro dos veículos e nas estações.

     

    Segundo o secretário nacional do PAC da Mobilidade do Ministério do Planejamento, Maurício Muniz, com o início da operação do BRT MOVE, Belo Horizonte volta a se destacar mais uma vez. “Belo Horizonte sempre esteve à frente em relação às outras cidades-sede da Copa do Mundo, os projetos sempre estiveram mais avançados e mais uma vez ela merece esse cumprimento. Essa é a primeira linha significativa das obras que estão na matriz da Copa e que estão sendo iniciadas”, informou.

     

    Na avaliação do secretário nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo, o desempenho do MOVE nesse primeiro dia de operação já refletiu em resultados significativos. “Com as informações que eu tive, o trajeto normal, que seria feito em cerca de uma hora no ônibus convencional, agora, na opção “direta” será reduzido pela metade do tempo. O que está se fazendo hoje pelos belo-horizontinos é simplesmente dar qualidade de vida, dar condições para que eles possam ter mais tempo para se dedicar à sua família, ao seu lazer”, finalizou.

     

    Balanço do primeiro dia de operação comercial

     

    A linha 82-Estação São Gabriel/Savassi Via Hospitais, que saiu da Estação São Gabriel, circulou pela Avenida Cristiano Machado, parando nas estações de transferência, e seguindo  pela Avenida dos Andradas em direção à  área hospitalar e Savassi, fez  hoje 41 viagens com tempo médio de 1h11 minutos, ida e volta.

     

    A linha 83D-Estação São Gabriel/Centro-Direta saiu da Estação São Gabriel para o Centro, sem parar nas estações de transferência da Avenida Cristiano Machado; realizou neste sábado 41 viagens com tempo médio de 49 minutos, ida e volta.

     

    A 83P-Estação São Gabriel/Centro-Paradora saiu da Estação São Gabriel, com destino ao Centro, parando nas estações de transferência da Avenida Cristiano Machado; realizou hoje 39 viagens com tempo médio de 1h2min, ida e volta.

     

    O tempo médio de intervalo entre as viagens foi de cerca de 7 minutos e foram utilizados 18 ônibus articulados do BRT MOVE. O balanço de hoje, sábado, foi realizado a partir das 5h até às 16h.

     

    Nesta primeira fase, o BRT MOVE não vai circular no período noturno. À noite, os passageiros poderão usar as linhas convencionais que já circulam normalmente (consulte a operação noturna na estação). Nos domingos e feriados, a linha troncal do MOVE que circula é a 83P.

     

     

    BHTRANS - Assessoria de Comunicação e Marketing (ACM)


     














Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-0405