BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • MOVE amplia sua rede de atendimento beneficiando usuários de diversas regiões de Belo Horizonte

     

       

     

    A partir deste sábado, 07/06, o MOVE amplia ainda mais as possibilidades de interligação entre diversas regiões da capital com a criação de uma nova linha troncal e integração de uma linha diametral já existente ao sistema. A estimativa é que mais cerca de seis mil usuários sejam atendidos por dia.

     

     

    A nova linha troncal MOVE 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José) promoverá a ligação entre as Avenidas Antônio Carlos e Dom Pedro II. A nova linha operará com veículos do tipo padron, com ar condicionado, e não passará pelo Centro, permitindo mais agilidade no trajeto.

     

     A linha 5550 ampliará as possibilidades de destinos para os usuários do entorno da Pedro II, na região Noroeste, que terão novos acessos aos bairros que alimentam a Estação Pampulha e ao entorno da Avenida Antônio Carlos, por exemplo, ao Campus da UFMG, ao Hospital Odilon Behrens e à Administração Regional Pampulha.

     

    Também a partir desta etapa, a atual linha Diametral 8101 (Santa Cruz/Alto Santa Lúcia) passará a operar com veículos do tipo padron, com ar condicionado, e, na Avenida Antônio Carlos, circulará pela pista exclusiva, com paradas nas Estações de Transferência posicionadas ao longo de seu trajeto, o que permitirá a integração com outras linhas do sistema MOVE. Com isso, os usuários das regiões já atendidas pelo MOVE passam a ter acesso também, por exemplo, à região da Avenida Prudente de Morais e do bairro Santa Lúcia, e vice-versa.

     

    Redução do tráfego de ônibus convencionais na Avenida Antônio Carlos

     

    Antes da operação do Move no corredor da Avenida Antônio Carlos, 354 ônibus convencionais circulavam na pista mista. Com a operação do Move, gradativamente as linhas convencionais municipais que trafegam pela pista mista estão sendo integradas ao sistema na Estação Pampulha. Em 17/05, na primeira fase, já houve uma redução de 82 ônibus na pista mista no pico da manhã. Na segunda fase do MOVE no corredor Antônio Carlos, em 24/05, mais outros 86 ônibus, totalizando 168, ou seja, 47% por cento dos ônibus, foram retirados do corredor Antônio Carlos.

     

    Com a integração da linha 8101 ao sistema MOVE, circulando pela busway, o número de veículos municipais na pista de tráfego misto, no horário de pico da manhã, será reduzido dos atuais 168 para 162, no trecho entre a o Anel Rodoviário e a Lagoinha. Com a implantação do Move Metropolitano na Antônio Carlos neste fim de semana, também serão retirados da pista mista 25 ônibus convencionais do total de 102. A retirada dos ônibus metropolitanos e municipais da pista mista da Antônio Carlos faz com que a circulação de veículos melhore bastante e possibilita mais fluidez ao  tráfego no corredor.

     

     

    Avenida Dom Pedro II


     
    A partir deste sábado, entram em operação as faixas exclusivas para ônibus na Avenida Dom Pedro II, à direita da via, uma em cada sentido de direção, com o objetivo de priorizar o transporte coletivo. A Avenida, que possui três faixas por sentido, terá uma faixa dedicada ao tráfego do transporte coletivo, em toda sua extensão, de 6 km, entre o Complexo da Lagoinha e o Anel Rodoviário.


     
    Para garantir a fluidez do transporte coletivo nas faixas exclusivas do Corredor Pedro II será proibido o estacionamento em toda extensão da via, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e nos sábados, das 6h às 15h. O estacionamento de carros e motos e as operações de carga e descarga serão feitos nas vias transversais à Avenida Pedro II, onde estarão implantadas 517 vagas de estacionamento rotativo, a partir desta segunda-feira, 09/06. A observância da rotatividade irá viabilizar até 2.585 oportunidades de estacionamento por dia.

     

    Clique para acessar o mapa com a localização das vagas de estacionamento rotativo e carga e descarga.

     

    Novos Abrigos

     

    Os pontos de ônibus ao longo da Avenida Pedro II serão dotados de novos e modernos abrigos.

     

     

     

     

     

     

    Publicado em 05/06/2014.

     













Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750