Perguntas frequentes SIU Mobile BH
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Perguntas frequentes

     

     

    O aplicativo é gratuito e encontra-se disponível nas lojas virtuais: Google Play (para sistema Android), Apple Store (para sistema iOS) ou Windows Store (sistema Windows Phone). O usuário deverá buscar por “SIU MOBILE BH”, baixar o aplicativo, realizar o cadastrar e seguir as instruções contidas na tela inicial do aplicativo. Acesse também: www.siumobile.com.br

     

     


     

    1. Do conceito, download, utilização e acesso ao aplicativo.


     
    1.1 O que é o SIU Mobile BH?


     
    O SIU Mobile BH é um aplicativo que permite que os usuários tenham acesso às previsões de chegada dos ônibus, em qualquer ponto de embarque e desembarque de passageiros da cidade, gerenciados pela BHTRANS, ou seja, para a rede municipal de transporte coletivo. A partir de agora, você saberá quando seu ônibus vai chegar em determinado ponto de ônibus que você for utilizar, utilizando seu próprio aparelho de Smartphone.


     
    1.2 Como faço para baixar o aplicativo?


     
    O aplicativo está disponível nas lojas virtuais de aplicativos de seu smartphone, bastando entrar no Google Play (Sistema Android) ou na Apple Store (Sistema iOS), fazendo a procura por “SIU MOBILE BH”.


     
    1.3 Como utilizo o aplicativo?


     
    Após a aceitação do termo de condições de uso, o usuário poderá navegar nos menus de consulta. No menu “Ajuda”, dentro do próprio aplicativo, existe um tutorial para lhe ajudar. De forma geral, o aplicativo apresenta-se bastante intuitivo, com grande facilidade de navegação.


     
    1.4 O aplicativo estará disponível para quais sistemas operacionais?


     
    O aplicativo está disponível apenas para smartphones com iOS ou Android.


     
    1.5 O aplicativo é gratuito?


     
    Sim, basta fazer o download nas lojas de aplicativos de seu smartphone. Não haverá qualquer tipo de cobrança decorrente da instalação e utilização do SIU Mobile BH.

     


     


     

     

    2. Da interface especial para pessoas portadoras de deficiência visual


     
     
    2.1 Por quê existe uma função exclusiva para pessoas portadoras de deficiência?


     
    A aplicação para pessoas portadoras de deficiência foi desenvolvida exclusivamente para gerar um empenho de determinado ônibus, em um ponto de ônibus a ser escolhido, com envio de mensagem da pessoa portadora de deficiência visual ao motorista. Por permitir uma comunicação direta com o motorista do ônibus desejado, a aplicação tornou-se restrita, para maior controle de utilização.


     
    2.2 Qual a diferença das funcionalidades do SIU Mobile BH para “Pessoa com Deficiência Visual” e usuários sem deficiência?

     


    A função desenvolvida para pessoas portadoras de deficiência permite que o usuário, devidamente cadastrado, realize comunicação direta com o motorista, informando em qual ponto de ônibus este se encontra, oferecendo condições apropriadas para que estes usuários façam o empenho e possam embarcar nos veículos desejados, de forma autônoma e segura.

     


    2.3 Sou portador de deficiência visual e gostaria de saber como obtenho o acesso à aplicação especial do aplicativo.


     
    Se você já possui o Cartão BHBUS Benefício Inclusão, basta entrar no aplicativo e clicar no topo da tela em “Pessoa com Deficiência?”. Lá você deve informar o número do seu Cartão BHBUS Benefício Inclusão. Neste caso, o acesso é automático, não necessitando de cadastramento prévio.


     
    Caso você não possua o Cartão BHBUS Benefício Inclusão, basta comparecer ao Posto do BH Resolve e realizar um cadastro prévio. Você precisa levar um documento pessoal válido e, caso possua, um atestado médico que comprove que você possui deficiência visual. Na falta deste, basta fazer uma declaração de próprio punho, a respeito de sua deficiência visual. Este cadastro está regulamentado pela Portaria BHTRANS DPR Nº 153/2015, de 04/12/2015.


     
    2.4 Não moro em Belo Horizonte e sou portador de deficiência visual. Posso ter acesso à interface especial?


     
    Sim, você deve seguir o mesmo procedimento definido no item 2.3, relativo aos usuários que não possuam o Cartão BHBUS Benefício Inclusão.


     
    2.5 Por quê apenas portadores de deficiência visual possuem acesso à interface especial?


     
    Para maior controle de utilização da funcionalidade, atribuindo esta possibilidade tão somente às pessoas realmente necessitadas, minimizando os problemas decorrentes de má utilização.


     
    2.6 Após o cadastro, em quanto tempo eu posso utilizar o aplicativo?


     
    Se você não possui o Cartão BHBUS Benefício Inclusão e fez o cadastramento no BH Resolve, deverá aguardar até 48 horas para acessar o aplicativo, tempo necessário para a atualização do banco de dados.

     


     


     

     

    3. Do funcionamento do aplicativo


     
    3.1 Como funciona o aplicativo?


     
    O aplicativo coleta as informações de localização dos ônibus por GPS, as quais são enviadas via GPRS para um servidor central. Os cálculos de previsibilidade são efetuados e posteriormente acessados pelos usuários do aplicativo, via smartphone. O aplicativo ainda utiliza a localização do seu aparelho, para mostrar os pontos de ônibus mais próximos de você.


     
    3.2 Como o aplicativo faz o cálculo de previsão?


     
    O aplicativo calcula a previsão dos tempos de chegada dos ônibus nos pontos através de suas respectivas localizações, coletadas em tempo médio de 30 em 30 segundos, além das médias históricas dos deslocamentos já efetuados. Os dados são processados e posteriormente disponibilizados para consulta por parte dos usuários.


     
    3.3 O que é o menu “Encontrar no Mapa”?


     
    Trata-se de um menu que utiliza a sua localização e exibe, através de um mapa, os pontos de ônibus mais próximos de você. Quando exibido o mapa, ao clicar nas representações dos pontos de ônibus (placas), são apresentadas as linhas que fazem os atendimentos daqueles locais.


     
    3.4 O que é este menu “Minhas Paradas”?


     
    É um menu onde você pode salvar como favoritos, os pontos de ônibus que utiliza com mais frequência. Você ainda pode alterar o nome do ponto, para facilitar seu uso. Trata-se de uma lista de pontos usualmente utilizados por você, os quais podem ser consultados facilmente, de forma bastante rápida.

     

    3.5 Como favorito um ponto de ônibus?


     
    Basta abrir um ponto de ônibus e clicar na “estrela”, localizada no canto superior direito da tela do aplicativo. O ponto será gravado automaticamente no menu “Minhas Paradas”.

     

    3.6 O que é este menu “Pesquisa por Linha”?


     
    Neste menu você observa todos os pontos de ônibus da linha que você escolhe, depois de escolher a origem das viagens. Escolhendo algum ponto, as previsões de chegada dos ônibus da linha escolhida são apresentadas.

     


     


     

     

    4. Das falhas do aplicativo


     
     
    4.1 Porque a linha escolhida por mim não aparece no SIU Mobile BH?

     

    Provavelmente porque existe uma inconsistência cadastral. Neste caso, você deve nos informar qual sua linha e em qual ponto de ônibus você tentou visualizá-la. Iremos apurar sua reclamação e regularizar a inconformidade o mais breve possível.


     
    4.2 Por que no ponto de ônibus que eu utilizo aparece linha que não realiza parada lá?

     

    Provavelmente porque existe uma inconsistência cadastral. Neste caso, você deve nos informar qual sua linha e em qual ponto de ônibus você tentou visualizá-la. Iremos apurar sua reclamação e regularizar a inconformidade o mais breve possível.


     
    4.3 Por que o aplicativo não acertou a previsão de chegada do meu ônibus?


     
    As previsões apresentadas podem eventualmente apresentar pequenas variações, considerando tempo de atualização das informações, inoperância temporária ou definitiva de algum equipamento eletrônico do ônibus (como GPS, por exemplo), inoperância do sistema de comunicação (sinal GPRS), situações de contingência (bloqueio da via), dentre outros motivos. Na grande maioria das vezes, os tempos informados mostram-se condizentes com a realidade. No entanto, pequenas variações temporais podem ocorrer.

     


     


     

     

    5. Dúvidas gerais


     
     
    5.1 Por quê tenho que aceitar este Termo de Condições de Uso?


     
    Porque este termo estabelece as regras básicas e condições gerais estabelecidas para a utilização do aplicativo, sujeitando aos usuários, as suas concordâncias na utilização do aplicativo.


     
    5.2 Como posso criticar, sugerir melhorias ou elogiar o aplicativo?


     
    Você pode entrar em contato com a Central de Relacionamento Telefônico - BH Resolve, através do telefone 156 ou através de nosso Portal.

     


     


     

     

    Atualizado em 11.04.2016
     






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750