cartoes-bhbus-2013
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Cartão BHBUS

    O Cartão BHBUS faz parte do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Serviço de Transporte Público por Ônibus do Município de Belo Horizonte.

     

    Para a implantação do sistema na capital mineira, foi constituído um Consórcio Operacional do Sistema de Bilhetagem Eletrônica - SBE/BH - TRANSFÁCIL, que têm como partes integrantes as empresas concessionárias do transporte coletivo do município.

     

    Serviço de Atendimento Transfácil: (31) 3248-7300 

     

    Está a cargo do Consórcio Operacional do Sistema de Bilhetagem Eletrônica SBE/BH - TRANSFÁCIL - a função de comercializar e distribuir diretamente ou através de terceiros credenciados, postos de vendas de cartões e créditos eletrônicos em estações, terminais e outros pontos estratégicos, mediante aprovação da BHTRANS, para todos os tipos de usuários, os cartões inteligentes e créditos eletrônicos constituintes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Município de Belo Horizonte - Cartão BHBUS, responsabilizando-se pela arrecadação dos valores pertinentes.

     

     


     

    Tipos de Cartões 

     

     

    Cartão de Vale-Transporte

    Adquiridos pelos empregadores ou pessoas jurídicas de direito público e fornecidos aos beneficiários do vale-transporte. Ocorrendo perda, roubo ou dano e empregador deverá ser comunicado e deve repassar a informação ao TRANSFÁCIL. 

    ____________________________________________________________

     

     

    Cartão Usuário Portador e Identificado

    Pode ser adquirido por qualquer usuário do Serviço de Transporte. Na modalidade Portador, não pode ser bloqueado e não permite ressarcimento dos créditos. Já na modalidade Identificado, em caso de perda ou roubo, o cartão pode ser bloqueado e os créditos remanescentes poderão ser transferidos para uma segunda via.  

     

    ____________________________________________________________

     

     

    Cartão BHBUS Benefício

    Utilizado pelos beneficiários da gratuidade dos Serviços de Transporte Coletivo: pessoas com deficiência e categorias profissionais cuja gratuidade é assegurada por lei: oficiais do TRT, da Justiça Federal, carteiros e mensageiros da ECT, agentes de Inspeção do Ministério do Trabalho. 

    ____________________________________________________________

     

    Cartão BHBUS Master

    Destinado ao usuário maior de 65 (sessenta e cinco) anos que transpor, de forma gratuita, a roleta dos veículos integrantes dos sistemas de transporte público coletivo gerenciados pela BHTRANS, facultando-lhe a utilização dos assentos localizados no salão traseiro do veículo, mediante o embarque pela porta dianteira e o desembarque pelas portas traseira ou central. Não haverá restrições ao número de utilizações do Cartão BHBUS Master.

     

     

    Os que preferirem continuar viajando na parte dianteira do ônibus podem fazê-lo e, para isso, basta apresentar a Carteira de Identidade, que continua valendo como documento de garantia da gratuidade no transporte público.

     

    O cartão é pessoal e intransferível: não pode ser utilizado por outra pessoa. O agente de bordo poderá reter e recolher o Cartão BHBUS Master, mediante a emissão de recibo ao portador, na ocorrência das seguintes irregularidades: quando for detectado que o portador não é o seu titular, quando for detectada a comercialização das utilizações do Cartão, quando o validador eletrônico exibir a mensagem "cartão bloqueado" e quando ele estiver adulterado, danificado, ilegível, com materiais adesivos.
    Em quaisquer dessas irregularidades, não será permitida a transposição gratuita da roleta, mas é garantida a gratuidade no transporte coletivo no salão dianteiro do veículo, com a apresentação de documento pessoal que comprove a idade. Dependendo da irregularidade, o cartão poderá ser bloqueado por um prazo de 01 (um) ano.

     

    Para adquirir o cartão, o cidadão deve se dirigir ao posto de atendimento do Transfácil - consórcio das empresas operadoras responsável pelo cadastramento, confecção e distribuição do cartão - localizado à Rua Professor Moraes, 216, Funcionários, onde fará um cadastro para produção do cartão personalizado. O cartão é emitido na hora e o beneficiário pode utilizá-lo de imediato. Os documentos necessários para ter direito ao cartão são os originais e xerox da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone ou IPTU).


    Para obter o Cartão BHBUS Master não é necessário morar em Belo Horizonte, mas a utilização deve acontecer somente em Belo Horizonte.

     

    FIQUE ATENTO!

     

    Para a obtenção de nova via do Cartão BHBUS Master, o usuário deverá solicitá-la formalmente ao Consórcio Transfácil, apresentando seu cartão danificado ou o boletim de ocorrência que contenha o motivo de seu extravio. O boletim de ocorrência para os casos de extravio do cartão poderá ser solicitado pelo usuário pela internet, por meio da Delegacia Virtual de Minas Gerais.


    É assegurada a gratuidade para a primeira e a segunda emissão do Cartão BHBUS Master, passando a ser cobrado do usuário, em cada emissão posterior, o equivalente a 7 (sete) vezes o valor da tarifa predominante nos serviços públicos de transporte coletivo gerenciados pela BHTRANS."

     

    ____________________________________________________________

     

    Cartão BHBUS Benefício Estudantil

    O meio passe estudantil é um benefício oferecido pela PBH e corresponde a um desconto de 50% do valor da tarifa paga nos serviços de transporte coletivo de passageiros do município, no percurso entre a residência e a escola do estudante. É destinado preferencialmente a estudantes do Ensino Médio, matriculados e frequentes em estabelecimentos de ensino de Belo Horizonte e que residem a 1 km ou mais da escola que frequentam.


    Os estudantes que se enquadram no perfil dos beneficiários devem preencher a pré-inscrição no endereço www.pbh.gov.br/meiopasse. A pré-inscrição é a primeira fase para solicitação do benefício do meio passe escolar. 

     

     

     


     

    Saiba sobre a Recarga do Cartão BHBUS a bordo e por telefone.

     


     

     

     

    Legislação Relacionada 

     

    Portaria BHTRANS DDI N º 066, de 17 de setembro de 2002. 

    Portaria BHTRANS DPR Nº 047, de 24 de junho  de 2002.

    Lei Municipal n° 8.224 de 28 de setembro de 2001.

     

      






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-0405